Iniciativa Transformadora: Dr. Raimundo Pinheiro revoluciona o sistema de saúde na Penitenciária de Três Lagoas (MS)
O Dr. Raimundo Valdener Pinheiro, de Três Lagoas (MS), farmacêutico na penitenciaria da cidade há 7 anos. Ele percebeu problemas sérios dentro do local de trabalho como o acúmulo de medicamentos nas celas, a automedicação e a distribuição sem controle. Raimundo desenvolveu um fluxo seguro de dispensação e construiu um vínculo de confiança com os internos, o que contribuiu para a melhoria da saúde e da convivência na unidade.

Em 2018, ele criou o Programa de Devolução Voluntária de Medicamentos no Estabelecimento Penal da cidade, masculino e feminino. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os internos e aprimorar o sistema de distribuição de medicamentos, combatendo o uso indiscriminado e a troca de remédios entre os detentos.
O projeto contou com o apoio de gestores, oficiais de dia e policiais penais. Juntos, levaram aos internos palestras sobre Uso Racional de Medicamentos (URM), Interações Medicamentosas (IM), riscos da Polifarmácia e Problemas Relacionados ao Uso de Medicamentos (PRM). Além disso, foram instaladas caixas coletoras (Descarpack) em cada pavilhão, com coletas mensais para o descarte adequado.

Segundo o Dr. Raimundo, com a implementação do projeto, o resultado foi notório e benéfico para as penitenciárias. Antes se fazia solicitação de medicamentos a cada 15 dias, para abastecimento da central farmacêutica da penitenciária, atualmente esses pedidos são feitos entre 30 a 45 dias. O farmacêutico ainda ressalta: "Tivemos uma melhora na economia dentro da penitenciária, como também tivemos um avanço nos problemas relacionados ao mau uso de medicamentos psicotrópicos".
Como resultado, houve uma melhora notável no controle, unitarização e dispensação dos remédios. A iniciativa promoveu não apenas o uso racional de medicamentos, mas também contribuiu para um ambiente prisional mais organizado e saudável.
O CRF-MS parabeniza e apoia os profissionais farmacêuticos que, diariamente, dedicam-se a promover uma melhor qualidade de vida para a população. Em especial, reconhecemos o Dr. Raimundo por sua iniciativa e pelos avanços conquistados no sistema de saúde da penitenciária, contribuindo para um atendimento mais humanizado e eficaz.







