Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

CRF-MS INFORMA: Retenção de receitas das canetas emagrecedoras, novas normas passam a valer a partir do dia 23 de junho de 2025

Prezados(as) Farmacêuticos(as),

A Anvisa aprovou a retenção da receita dos medicamentos agonistas GLP-1 também conhecidas como "canetas emagrecedoras" (semaglutida, liraglutida, dulaglutida, tirzepatida, lixisenatida, exenatida), com a publicação da RDC 973/2025 e da IN 360/2025.

As novas normas passam a valer a partir do dia 23 de junho de 2025. Confira a notícia (www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/canetas-emagrecedoras-so-poderao-ser-vendidas-com-retencao-de-receita).

Contribuam para o monitoramento da segurança dos medicamentos agonistas GLP-1 notificando no Vigimed (www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/vigimed) as suspeitas de eventos adversos graves associados a estes medicamentos, com ênfase em pancreatite, hospitalização e óbitos.

Registrem seu e-mail para continuar recebendo outros alertas de farmacovigilância: forms.office.com/r/021T00ViiP

FONTE: Gerência de Farmacovigilância - GFARM/GGMON/ANVISA.