Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Fiscalização do CRF-MS vai se aproximar ainda mais dos farmacêuticos

Avançar com humanização é um dos compromissos da Fiscalização do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS). Nos últimos meses, a equipe de fiscais esteve mais presente junto aos farmacêuticos e estabelecimentos de saúde e os números não representam exatamente os indicadores punitivos, mas o avanço da “abordagem colaborativa” implantada pela atual gestão.

O vice-presidente do CRF-MS, Dr. Cleber Massato, destaca que “o trabalho do Conselho foi completamente remodelado para tornar a fiscalização mais eficiente em todas as frentes de atuação. As parcerias institucionais foram ampliadas e o expediente dos fiscais inclui o cumprimento da rota de fiscalização, conversa com os profissionais para captação e ideias e projetos, participação em reuniões de gesto contribuindo com as linhas de trabalho do CRF, conversas e reuniões com os profissionais e empresários sobre demandas pontuais, mobilização de grandes empregadores, como unidades hospitalares, clínicas e outros, representatividade em eventos e contribuições nos materiais de marketing do Conselho”.

Na foto, o vice-presidente Cleber Massato e Rosenice, colaboradora da Fiscalização

É visível a quantidade de melhorias implantadas nos últimos tempos mas há muito o que fazer ainda na fiscalização, como ampliar o suporte as demandas institucionais, técnicas e jurídicas para garantir a defesa das áreas da profissão. Segundo o Dr. Cleber Massato, “o CRF-MS tem agendas conjuntas com as vigilâncias sanitárias, ministério público, delegacia do consumidor e outras instituições e o que vamos fazer a partir de agora é intensificar o contato para planejar uma melhor atuação no setor farmacêutico. Vamos ouvir ainda mais os profissionais e entender quais pontos precisamos uniformizar nesses órgãos, pois os desafios da profissão são muitos e nós temos que dar mais espaço a todos que são representados pelo Conselho. Será um trabalho eficiente dia a dia, onde farmacêuticos, proprietários e a equipe do CRF-MS vão mapear e atuar juntos. Se for demanda do nosso regional, vamos desenvolver os rumos do trabalho e aprovar. Se for demanda de competência do Conselho Federal, estaremos encaminhando para as conselheiros federal tramitarem, pois representam o nosso Estado. E se for outro tipo de demanda, como leis e a própria Anvisa vamos acionar todo o Sistema CFF/CRF para que nos ajudem a avançar”, explica o vice-presidente.

Sabemos que o momento é desafiador, mas vemos o quanto nossos colaboradores do CRF-MS têm se dedicado a atender os farmacêuticos. “Cada dia é um desafio e uma atividade que precisa ser melhorada e nós temos força de vontade e competência para realizar, pois os profissionais sabem que podem contar conosco. Se algo não está legal, basta acionar o CRF-MS e registrar sua sugestão que vamos reunir o time e fazer o que tiver que ser feito, sempre respeitando a legislação, mas com foco no desenvolvimento”, reforça o Dr. Cleber Massato.

Dr Clayton Godoy, coordenador de Fiscalização, e o vice-presidente Dr Cleber Massato Toda

A criação de um novo curso de Farmácia no interior, a implantação do Escritório Avançado do CRF-MS em Três Lagoas e agora em Dourados e em outras regiões, o reforço no marketing, a ampliação dos eventos técnicos online para atender todos os profissionais, são alguns dos trabalhos que integram o expediente do Conselho.

Veja abaixo os últimos indicadores da Fiscalização:

O vice-presidente do CRF-MS Dr. Cléber Massato conclui ainda que “todos aqueles que tiverem ideias, críticas e sugestões, que ajudem o conselho conversando com a equipe. Quanto mais os profissionais e empresários participam, melhor será o conhecimento do Conselho para buscar a solução. O CRF-MS é um dos conselhos mais próximos do profissional e esse bom relacionamento precisa avançar. Sabemos dos desafios dos estabelecimentos e dos profissionais e por isso temos que caminhar juntos pelo bem da profissão e da atividade, sempre analisando o mercado e suas transformações”.

Na foto, Dr Cleber Massato e o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr Walter Jorge João

Nas últimas agendas do CRF-MS fora do Estado, o vice-presidente Dr Cléber Massato se reuniu com diversas lideranças e pediu apoio para que o trabalho da Fiscalização seja cada vez mais humanizado. O reconhecimento de lideranças nacionais ao modo que o CRF-MS administra a Fiscalização é destaque nacional. Também em agendas externas, o vice-presidente intensificou sua agenda de relacionamentos para organizar eventos de educação continuada e em breve muitas novidades serão anunciadas em Mato Grosso do Sul.

Vice-Presidente Dr Cleber Massato e a diretora do CRF-MS, Maria de Lourdes Oshiro em relacionamento com lideranças da profissão