Conselheira Regional fala sobre os desafios e oportunidades para farmácias e drogarias
O setor farmacêutico segue avançando no Estado e para ampliar a reflexão sobre os desafios e oportunidades da profissão farmacêutica, a conselheira regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, Marianne Marks, participou de um bate-papo sobre o tema.
A conversa ao vivo aconteceu online pela plataforma Google Meet do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), onde os farmacêuticos e acadêmicos realizaram inscrição e receberam certificado de participação. A abertura do evento teve a participação da presidente do CRF-MS, Daniely Proença. O conteúdo foi apresentado apenas ao vivo e uma nova edição será anunciada em breve.
Com experiência na farmácia comunitária, a farmacêutica é empreendedora na profissão e tem realizado um trabalho diferenciado e inovador durante o expediente. Quando começou a carreira, ainda na graduação, Marianne Marks integrou a equipe de uma rede de farmácias que era referência nos cuidados e programas, ações de saúde, eventos temáticos e diversificação dos serviços farmacêuticos.

Na ocasião do bate-papo “Desafios e Oportunidades das Farmácias e Drogarias”, Marianne Marks abordou como faz para se aproximar da população nos bairros da região onde atua em Campo Grande. Ela também reforçou a importância do relacionamento dos farmacêuticos da rede privada com os profissionais de saúde da rede pública. “Precisamos compreender que ser farmacêutica é ter contato com toda a rede de saúde para fazer o melhor para a população. Esse é o nosso compromisso diário. Entender suas necessidades e se colocar no lugar das pessoas vão fazer uma diferença enorme em nosso dia a dia de trabalho, principalmente porque praticamente tudo que se pensa em saúde e qualidade de vida tem sempre o envolvimento de medicamentos, vitaminas, cuidados, monitoramento da saúde, entre muitas outras atribuições que competem a nós”, destaca a conselheira regional de Farmácia que também é atuante nos Grupos Técnicos de Trabalho em Farmácia Comunitária e Farmácia Clínica.

O mercado de trabalho em farmácias e drogarias segue em expansão, ainda mais com as tecnologias. Oferecer uma rede completa de produtos pode ser um grande diferencial, mas para tornar essa estratégia uma realidade, os farmacêuticos precisam contar com a parceria dos distribuidores, indústria e aqueles que prestam consultorias e mentorias. “Temos que estar atentos aos detalhes, pois é tanta inovação e lançamento de medicamentos e outros produtos, que saber gerenciar a demanda da população com o que se oferece acaba sendo prioridade. E claro, isso em conjunto com o nosso atendimento, orientação, acompanhamento clínico, tem toda uma agenda de obrigações legais e funcionais que temos que acompanhar para que no fim do dia o trabalho seja perfeito”.
Para ampliar a rede de conhecimento dos profissionais farmacêuticos que atuam na rede privada, Marianne Marks reforça a mensagem sobre a importância de buscar qualificação profissional. “Atualmente temos diversas oportunidades de ampliar o conhecimento, como participar dos eventos que o CRF-MS e CFF realizam, acompanhar as notas técnicas sobre assuntos regulatórios, ler notícias de saúde e fazer uma avaliação crítica sobre a nossa área, buscar habilidades de empreendedorismo, comunicação e oratória e investir em marketing pessoal e empresarial. São infinitas oportunidades que temos que, aqueles que não aderirem ao processo de inovação no expediente, estarão fora da competitividade e isso é ruim para o profissional e também para o mercado farmacêutico. Ninguém valoriza um trabalhador que não tem habilidade no que faz”, alerta a jovem farmacêutica.

Marianne Marks em homenagem na Câmara Municipal de Campo Grande pelos relevantes trabalhos realizados em benefício da população
Um dos exemplos que ela destaca está nas mais diversas lives nas redes sociais que o CRF-MS realiza todo mês. “Olha a quantidade de conteúdos que temos semanalmente no Conselho Regional de Farmácia? Também teremos agora em agosto o Meeting Nacional de Farmácia Clínica, que será em Campo Grande com uma programação sensacional abordando assuntos de diversas áreas, desde a parte técnica até o desenvolvimento humano. O farmacêutico de sucesso tem que aproveitar tudo que está ao seu alcance e ser o melhor na sua área”.
A presidente do CRF-MS, Daniely Proença, que atua na farmácia magistral e farmácia clínica, destaca o trabalho comunitário e empreendedor da farmacêutica Marianne Marks. “Além de administrar o seu próprio estabelecimento ao lado da família, ela é uma vencedora no dia a dia e ainda consegue se dedicar as pautas do Conselho com idéias, sugestões, participações em eventos e isso nos deixa muito feliz ao ver que uma jovem farmacêutica já acumula diversas experiências e que ainda quer crescer muito. É uma inspiração para quem deseja ter sucesso na profissão”.

A presidente do CRF, Daniely Proença, com a farmacêutica conselheira regional Marianne Marks, em evento da profissão
A chegada da primeira indústria de Mato Grosso do Sul avança e ao mesmo tempo abre portas para novas empresas. O trabalho que o CRF-MS vem fazendo é essencial para gerar oportunidades e quanto mais o setor avança, mais oportunidades passarão a fazer parte do expediente do farmacêutico, mas para aproveitar todas, é preciso ter qualificação e muito conhecimento técnico. Acompanhar diariamente os canais de comunicação do CRF-MS é o primeiro passo para quem busca aprender, ficar atualizado e ampliar sua fonte de conhecimento.
Marianne Marks finaliza motivando o público: “É impossível avançar na profissão de maneira individualizada. Temos que nos relacionar ensinar e aprender ao tempo e respeitar as pessoas que precisam do nosso cuidado na forma de atendimento. Somos a maior autoridade no assunto medicamento e isso ninguém vai tirar de nós. Estou à disposição no CRF-MS para ajudar no que for preciso. Podem contar comigo”.

Nas redes sociais (@mariannemarkss), a conselheira regional postou diversas fotos dos seus dez anos de profissão e uma delas foi na ação global de saúde realizada pelo CFF e CRF-MS em Campo Grande, onde foram oferecidos milhares de atendimentos a população.
Novos eventos
Para reforçar esse tema e ampliar a linha de reflexão e atuação dos farmacêuticos, o CRF-MS realizará ainda este ano um grande evento para reunir o público de farmácias e drogarias. O encontro vai abordar tópicos que fazem parte do expediente de profissionais e empreendedores. Os detalhes devem ser anunciados após o Meeting Nacional de Farmácia Clínica, que começa dia 14 de agosto, em Campo Grande.
Para setembro, o setor farmacêutico será contemplado com diversos cursos de alto nível, principalmente por módulos. As atividades serão realizadas pelo CRF-MS, Conselho Federal de Farmácia, Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica, entre outras instituições.
Fortalecimento dos Grupos Técnicos de Trabalho (Comissões)
A presidente do CRF-MS, Daniely Proença, já orientou a equipe assessora sobre estruturação dos GTTs, como forma de potencializar a representatividade das áreas da profissão. O objetivo é que todos os grupos tenham profissionais da Capital e interior, fazendo com que cada região tenha seu representante. Atualmente os GTTs do CRF-MS, são nas áreas Comunitária, Clínica, Oncologia, Hospitalar, Práticas Integrativas e Complementares, Análises Clínicas, Estética, Parlamentar, Tecnologia, Magistral, Indígena e Saúde Pública.

Acesse os canais de comunicação do CRF-MS:
- Site: crfms.org.br
- Facebook: https://www.facebook.com/Crfms
- Instagram: https://www.instagram.com/crfms
- Tik Tok: https://www.tiktok.com/@crfms_
- WhatsApp Canal “Farmacêuticos da Família”: https://whatsapp.com/channel/0029Vb4Luvf8qIztoKletk3I
- WhatsApp Canal “CRF-MS News”: https://whatsapp.com/channel/0029Vb292OPLikgFtegjHR20
- WhatsApp Botica: 67 3325-8090