CRF-MS pede reforço no policiamento para garantir segurança nas farmácias e drogarias neste fim de ano
Por acreditar no trabalho das instituições e para coibir os crimes nas imediações e dentro de farmácias e drogarias de avenidas e bairros, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS) oficializou nesta terça-feira (25) ao Comando da Polícia Militar e ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública a solicitação para reforço no policiamento próximo aos estabelecimentos farmacêuticos.
A preocupação do CRF-MS é com a segurança dos farmacêuticos e demais trabalhadores, e principalmente com o acesso da população à saúde prestada diariamente por meio da assistência farmacêutica oferecida nos locais de saúde.
Nos últimos meses alguns crimes ligaram o sinal de alerta para as questões de segurança pública, pois farmácias e drogarias estão sempre de portas abertas nas avenidas centrais e nos bairros.
A presidente do CRF-MS, Daniely Proença, explica que o momento de fim de ano é uma preocupação a mais para os profissionais de saúde. “Onde tem farmácia e drogaria, tem farmacêuticos atuando oferecendo assistência plena para a população, pois é assim que a legislação exige. Porém, para garantir que a nossa comunidade vá a um estabelecimento farmacêutico e seja atendida com qualidade, precisamos de segurança nas vias com rondas policiais, viaturas no patrulhamento e o combate a marginalidade das ruas. Se uma farmácia ou drogaria fecha as portas, com certeza é uma comunidade inteira que perde e nós temos estabelecimentos farmacêuticos em todas as cidades do Estado”, destaca a presidente que reafirmou confiar no trabalho das forças de segurança e na parceria que as empresas têm com os agentes de segurança pública para a captura de criminosos que afrontam as leis.

O CRF-MS também pedirá que os legisladores, vereadores e deputados, acompanhem esse trabalho e possam promover atividades que reforcem a segurança dos farmacêuticos e demais trabalhadores da saúde, o que inclui também os profissionais que atuam no serviço público, onde os diversos casos de violência vêm prejudicando o atendimento de quem mais precisa e prejudica a saúde física e emocional da equipe
O CRF orienta que casos de violência e crimes dentro dos estabelecimentos farmacêuticos sejam informados para o registro de indicadores e reforço nas cobranças junto às autoridades competentes, bem como outras medidas que protejam os trabalhadores e o usuário de medicamentos e serviços farmacêuticos. O contato é (67) 99844-9371.

