Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Anamnese farmacêutica aliada na prevenção ao suicídio

O ICTQ | Pós-Graduação Farmacêutica destacou em suas redes sociais a importância da anamnese farmacêutica como aliada na prevenção ao suicídio, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/09) e à campanha Setembro Amarelo.

Segundo o instituto, o farmacêutico ocupa uma posição estratégica no cuidado com a saúde mental, seja pela escuta ativa, acompanhamento terapêutico ou orientação sobre o uso correto de medicamentos. Por meio da anamnese, é possível identificar sinais de sofrimento e abrir espaço para que o paciente compartilhe suas angústias de forma acolhedora.

O ICTQ ainda reforça que doenças como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e dependência química estão diretamente associadas ao comportamento suicida — e que a integração multiprofissional entre médicos, psicólogos, farmacêuticos e outros profissionais é essencial para oferecer uma rede de apoio eficaz.

O Setembro Amarelo lembra que o farmacêutico tem papel essencial na prevenção ao suicídio: escutar, acolher e orientar pode salvar vidas.