Anfarmag lança Manual do Consumidor da Farmácia Magistral
A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais apresenta 4ª Edição de guia para utilização correta dos medicamentos e alerta que o sucesso de um tratamento depende da adoção das recomendações prescritas e utilizar o medicamento conforme a orientação recebida.
O bom resultado de um tratamento médico começa na hora da prescrição médica. O paciente ou cuidador precisa estar atento as indicações sobre quantidade, freqüência das doses e o tempo de ingestão das mesmas.
O farmacêutico tem por dever prestar assistência necessária ao paciente ao adquirir um medicamento na farmácia, que é um estabelecimento de saúde para prestar esse tipo de serviço aos consumidores, além da venda. As farmácias de manipulação atendem a população com cuidados sobre orientações e usos das formulações e demais produtos para a saúde.
Os medicamentos manipulados, produzidos nas farmácias de acordo com a dosagem e quantidade prescritas pelos médicos, estão sob cuidado rigoroso da ANVISA. As normas e legislações especificas do ramo farmacêutico magistral favorecem a busca pela garantia de qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos.
As vantagens dos medicamentos manipulados são inúmeras: associação de medicamentos, medicamentos não disponíveis, formas farmacêuticas diferenciadas, dose certa prescrita, segurança, economia e preservação ao meio ambiente, rótulo personalizado, interação entre precritor e farmacêutico, pacientes alérgicos ou intolerantes, entre outros.
O manual oferece recomendações para o bom resultado de um tratamento realizado com medicamentos manipulados. Nas farmácias magistrais existem um ou mais farmacêutico disponíveis para esclarecimentos de duvidas sobre a formula. Estes são os únicos estabelecimentos no país reconhecidos oficialmente para a venda de medicamentos e produtos manipulados. Caso você não conheça uma farmácia magistral, peça indicação ao prescritor de ao menos três farmácias, assim é possível cotar preços e vantagens entre elas.
Para mais informações sobre o manual, acesse o site da Anfarmag no www.anfarmag.org.br ou clique aqui