Assessor do CRF-MS é um dos 3 milhões de brasileiros que salvam vidas doando sangue
Se doar sangue é uma atitude de amar as pessoas na prática, podemos dizer que o Brasil tem cerca de 3,1 milhões de apaixonados por este gesto de solidariedade, segundo levantamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa quantidade de pessoas é a recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o tamanho do Brasil, ou seja, 1,4% da nossa população, mas esse número pode ser ainda maior. Isso porque, os brasileiros estão despertando a vontade de ser doador de sangue e dentro dessa legião de corações humanos que fazem a diferença na vida do próximo, está o farmacêutico Dr. Ronaldo de Jesus Costa, que integra a equipe do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do sul (CRF-MS).

Ele doa sangue há décadas, mas hoje, 14 de Junho, é o Dia Mundial do Doador e por isso vamos contar um pouco sobre a linda atitude do Dr. Ronaldo, que é assessor técnico e sempre contribuiu com os trabalhos do CRF, principalmente por acreditar na profissão farmacêutica. “Há 28 anos tenho o hábito de doar sangue”, diz o farmacêutico.
Ao ser abordado para explicar o que significa doar sangue e ajudar quem às vezes ele nem conhece, eis o sentimento do profissional de saúde. “A realidade hospitalar é bem difícil. Quem acompanha os pacientes sabe como a doação faz falta, sobretudo na quimioterapia e no trauma. Saber que a doação vai salvar uma vida e fazer a diferença é muito gratificante”, explica Dr. Ronaldo.

Doar sangue todos os dias é um gesto que salva vidas e as campanhas são constantes em todos os meios de comunicação, principalmente em datas que antecedem feriados devido a possibilidades de vítimas de acidentes, bem como os tratamentos do expediente hospitalar.
De acordo com os indicadores da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), divulgados através de um relatório desenvolvido com 23 países, cerca de 80% deles relataram aumento significativo no número de doadores de sangue e isso só foi possível com as estratégias de mobilização e sensibilidade da população no período pós-pandemia.
A presidente do CRF-MS, Daniely Proença, reforça a importância dos estabelecimentos farmacêuticos estarem atentos a esta necessidade. “As empresas e demais órgãos públicos podem se mobilizar setorialmente e promover campanhas de doação de sangue. Isso é um gestor de amor ao próximo e envolve todos os colaboradores. Nós, da área da saúde, temos a missão diária de fazer o bem ao próximo e doar sangue é um ato de nobreza humana e respeito a quem precisa. Parabenizo o Dr. Ronaldo pela atitude, assim como os demais membros da equipe CRFMS, pois a cada doação a certeza de esuar contribuindo para salvar vidas”.

Em Mato Grosso do Sul a rede Hemosul é muito conhecida por todos e tem unidades em várias cidades. É importante que todos acessem o site e as redes sociais do Hemosul para saber como doar, quais as condições de saúde que o doador precisa ter e os dias e horários de funcionamento. É simples e faz a diferença.

Para sensibilizar os novos doadores, o assessor técnico do CRF-MS, Dr. Ronaldo de Jesus Costa, deixa sua mensagem. “A quem ainda não é doador, a doação é muito rápida, não dói, é só uma picadinha de agulha que salva vidas. Compensa conhecer o Hemosul e ser um doador”.

> Site Hemosul: https://www.hemosul.ms.gov.br/horarios-e-enderecos/
> Instagram Hemosul: https://www.instagram.com/hemosulms/?hl=pt (@hemosulms)