Avanços no setor Financeiro do CRF-MS vão da implantação do SEI a eficiência na gestão sustentável

O Departamento Financeiro do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS) tem realizado resultados notáveis em sua gestão financeira, refletindo uma administração eficiente e dedicada com envolvimento de toda a equipe.

Um dos principais avanços implementados foi a adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que trouxe inovações. A migração para o SEI investiu na eliminação de processos financeiros, com uma redução expressiva nos gastos com impressão, incluindo papel, grampos e a infraestrutura necessária para armazenamento de documentos. Como resultado dessa mudança, houve uma diminuição de cerca de 72% no uso de papel sulfite, contribuindo não apenas para a economia financeira, mas também para a sustentabilidade ambiental.

"Todos os setores do conselho têm desempenhado um trabalho com excelência na gestão e no Financeiro não é diferente. Além de executar as atividades, estamos investindo em conhecimento e reuniões para que a equipe esteja engajada. Estou muito feliz pelo trabalho e tenho certeza que vamos avançar muito mais com esse time unido que faz parte da equipe CRF-MS", afirma a diretora Tesoureira Maria de Lourdes Oshiro.

Impacto da implantação do SEI

Entre 1º de janeiro e o início de setembro, foram gerados 1.383 processos e tramitados 2.188. Atualmente, há 79 processos abertos na unidade, e 2.553 documentos foram gerados, além de 4.282 documentos externos vinculados a esses processos. No total, 2.109 processos foram finalizados, evidenciando a agilidade proporcionada pelo novo sistema.

Além da eficiência na tramitação de processos, o SEI facilitou a análise processual para a Comissão de Tomada de Contas (CTC), permitindo acesso online para assinatura digital dos ordenadores de despesas e do contador em documentos orçamentários e nas projeções financeiras. O departamento também iniciou uma campanha de regularização de débitos gerando oportunidades para todos ficarem em dia com o conselho, reforçando o cumprimento das normativas e da exigência dos órgãos de fiscalização externa.

“Esses números comprovam o quanto estamos trabalhando. Para que uma profissão seja forte e bem representada, é preciso um conselho regional estruturado e todos os demais setores aqui do CRF-MS sabem que podem contar com o Departamento Financeiro. Nós atuamos e oferecemos o melhor da gestão para que todos desempenhem suas finalidades, como é o caso da Fiscalização, Secretaria, Eventos, assessorias, entre outros”, explica a diretora Maria de Lourdes Oshiro.

Outra inovação significativa foi a padronização dos processos digitais, que incluiu a revisão dos Procedimentos de Controle Financeiro e de Saúde (PCFS) para adequação a novos reenquadramentos. A introdução das transações financeiras via PIX, com retorno imediato, também foi um passo importante, modernizando a forma de arrecadação e facilitando a interação com os farmacêuticos e demais usuários do CRF-MS.

Essas mudanças não apenas demonstram um compromisso com a transparência e eficiência na gestão financeira, mas também sinalizam um avanço significativo na modernização da administração pública, evidenciando o potencial que a tecnologia tem para transformar processos e otimizar recursos no setor

“Nós que estamos na gestão do CRF-MS, percebemos na prática os desafios diários para manter um conselho forte e robusto e isso só é possível quando todos que representam a profissão em Mato Grosso do Sul participam, como é o caso dos conselheiros regionais e federais, membros de grupos técnicos e demais lideranças que atuam nas mais diversas instituições parceiras do conselho. É assim que vamos avançando, pois a administração pública exige muito além de sonhos e vontades, ela cobra detalhes que muitas vezes não temos tempo de explicar aos profissionais que esperam sempre o acolhimento e a inovação da gestão. Mas estamos com um conselho forte e entre os mais desenvolvidos do país”, afirma Daniely Proença, presidente do CRF-MS.