Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Camila Tarifa: farmacêutica de MS é protagonista na implantação da primeira indústria farmacêutica no estado

Com uma trajetória marcada por superação, dedicação e propósito, a farmacêutica Camila Tarifa é a profissional do destaque farmacêutico, do CRF-MS. Natural de Loanda PR, domiciliando no nosso estado há mais de 30 anos, ela iniciou sua caminhada profissional em 2007 e hoje ocupa posição de liderança na indústria farmacêutica IFA Ltda, desempenhando papel essencial na implantação da unidade no estado.

 

A Indústria Farmacêutica IFA Ltda é uma indústria farmacêutica em implantação na cidade de Terenos, no Mato Grosso do Sul, com foco na produção de suplementos alimentares e medicamentos. A empresa atua desde a entrada da matéria-prima até a entrega do produto final, com processos voltados à qualidade, inovação e qualificação profissional.

 

A história de Camila com a profissão começou em uma farmácia de manipulação, onde se encantou com o universo dos medicamentos. Diante de desafios financeiros, iniciou o curso técnico em Química e passou por diferentes áreas da saúde até ingressar na graduação em Farmácia, em 2014. Desde então, não parou: concluiu quatro pós-graduações, um MBA e acumulou experiências em drogarias, conselheira do SUS no setor público.

 

Desde 2022, Camila atua na IFA e esteve presente em todas as etapas da implantação da indústria, desde a estrutura física até a qualificação técnica dos profissionais. “É uma realização pessoal e profissional. Nunca imaginei que estaria à frente de um projeto dessa magnitude no meu próprio estado”, destaca.

Com uma atuação estratégica, a farmacêutica participou de capacitações internacionais, inclusive na Bolívia, para entender os processos da indústria e adaptá-los à realidade brasileira. Hoje, ela é responsável por áreas como gestão de projetos, treinamentos internos e interface com órgãos regulatórios.

 

Camila também chama atenção por sua representatividade como mulher em um ambiente majoritariamente masculino. “A mulher carrega múltiplos papéis e, para conquistar espaço na indústria, precisei abrir mão de outras áreas da minha vida. Mas sempre com ética, disciplina e propósito”, afirma.

 

“A história da Camila é o retrato do que acreditamos como Conselho: que o farmacêutico pode e deve ocupar todos os espaços, inclusive os de liderança na indústria. É uma mulher que não só venceu desafios pessoais e profissionais, mas também está ajudando a construir algo histórico para o nosso estado. Seu protagonismo, sua coragem e seu compromisso com a profissão nos enchem de orgulho. Em nome do CRF-MS, parabenizo essa profissional inspiradora que representa tão bem a força da Farmácia sul-mato-grossense”, ressalta, a presidente do CRF-MS, Daniely Proença.

 

Além disso, Dra. Camila defende a importância de iniciativas que envolvam universidades, conselhos profissionais e o setor industrial para fomentar a qualificação técnica e abrir caminhos para acadêmicos. “Queremos formar profissionais preparados e comprometidos. Essa indústria vai gerar impactos positivos na economia e na saúde da população”, enfatiza.

 

Com o olhar voltado para o futuro, Camila revela que foi convidada a contribuir com a escrita de um e-book sobre regularização de empresas e reforça seu compromisso com o desenvolvimento do setor farmacêutico no MS. “Meu maior propósito agora é inaugurar a indústria e consolidar nosso nome. Quero deixar um legado para minha família, para meu estado e para a profissão que tanto amo.”