Com sucesso total, Semana teve serviços na Capital, Maracaju, Dourados e Três Lagoas

Na Semana Nacional do Farmacêutico, instituída pelo Conselho Federal de Farmácia, foram realizadas seis ações específicas em Mato Grosso do Sul pelo CRF/MS, farmacêuticos e acadêmicos, em quatro cidades.

Em todo País, farmacêuticos se mobilizaram entre os dias 22 e 26 de setembro. Aqui no Estado, as ações se esticaram até o dia 27, encerrando no sábado. Com sucesso total, a população de Campo Grande, Maracaju, Dourados e Três Lagoas recebeu informações sobre o papel do farmacêutico e os cuidados que ele pode ter para com a saúde de todos.

Desde segunda-feira, dia 22, campanha no rádio veiculava a mensagem “Procure o farmacêutico. É seu direito e faz bem à saúde”, com alcance em todo Estado.

Na terça-feira, dia 23, Maracaju foi palco da primeira ação. Farmacêuticos da Prefeitura Municipal realizaram aferição de pressão e dosagem de glicemia, na Praça Central. A ação contou com apoio do CRF/MS, através do conselheiro Kalil Nabhan de Barros.

Na quarta-feira, dia 24, o CRF/MS e os farmacêuticos de Campo Grande realizaram mais de 200 atendimentos no calçadão da Barão do Rio Branco, com orientação e assistência farmacêutica. Durante toda manhã foi feita aferição de pressão, dosagem de glicemia capilar, descarte e recolhimento de medicamentos vencidos, em parceria com a Oxinal Ambiental e, ainda, doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, através da unidade móvel do Hemosul para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.

Na quinta-feira, em Campo Grande, mais de 60 idosos do posto de saúde do bairro Macaúbas receberam orientações sobre Plantas Medicinais, em palestra do presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

Ainda na quinta, CRF/MS e Unigran realizaram atendimento à população através de aferição de pressão, dosagem de glicemia capilar, orientação e atenção farmacêutica, no Shopping Avenida Center, por onde passaram centenas de pessoas, desde crianças a idosos.

Na quinta-feira, em retorno a Campo Grande, o CRF/MS promoveu, através da Comissão de Farmácia Hospitalar, as palestras “Notivisa – Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária”, com a gerente de Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária, da Vigilância Sanitária Estadual, Vivian Poppi e “A Atuação do Farmacêutico na Oncologia”, com o farmacêutico do setor de Oncologia do Hospital Regional de Campo Grande, Fábio Luis Miotto.

No sábado, foi a vez de Três Lagoas atender à população. Acadêmicos da AEMS, farmacêuticos, Senac, Instituto do Câncer de Três Lagoas e Hospital Auxiliadora, mesmo com chuva, fizeram mais de 215 atendimentos, entre teste de glicemia e aferição de pressão. A ação contou ainda com informações sobre doação de órgãos e atividades do grupo "Doutores Atrapalhadores".

A intenção da Semana foi cumprida. Segundo o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, o objetivo de divulgar o trabalho do farmacêutico foi alcançado. "Tivemos adesão total da população por onde o CRF/MS passou. Recentemente tivemos nossa importância ampliada e reconhecida com a publicação da Lei 13.021/14, que transforma a farmácia em estabelecimento de saúde, agora vamos às ruas mostrar que ter um farmacêutico é direito de todos".

Em todo o Estado a ação contou com o apoio dos seguintes órgãos e entidades: Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Drogaria Ostetto, Sinfarms (Sindicato dos Farmacêuticos de Mato Grosso do Sul), Associação dos Diabéticos da Paróquia São Judas Tadeu, Le Moulin Depilação, Ipog, City Lar, Laboratório Biodiagnostic, Laboratório Célula, Unigran, AEMS, Hospital Auxiliadora de Três Lagoas, Senac, Instituto do Câncer de Três Lagoas e Drogaria Líder de Três Lagoas.