Comissão da Câmara Federal inicia por Campo Grande conferências estaduais para debater alcoolismo e tratamento de dependentes

Nesta quinta-feira, o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi palco da primeira de uma série de conferências da Comissão Especial de Bebidas Alcoólicas da Câmara dos Deputados que acontecerá também em São Paulo, Pará, Ceará e Rio Grande do Sul. No Estado, a conferência foi proposta pelo deputado estadual Lauro Davi (PSB) que é presidente da Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e que atendeu à solicitação do deputado federal Geraldo Resende (PMDB), membro da Comissão Especial de Bebidas Alcóolicas da Câmara dos Deputados de Brasília. O objetivo é discutir com a sociedade as causas e consequências do consumo abusivo do álcool. De acordo com o autor da ação, o deputado federal Geraldo Rezende, presidente da Comissão Especial para Efetuar Estudo sobre as Causas e Consequências do Consumo Abusivo de álcool entre os Cidadãos Brasileiros da Câmara Federal, os debates partem de estatísticas preocupantes sobre o consumo abusivo de álcool no Brasil, e as razões que determinam o seu aumento nos últimos cinco anos, principalmente entre os jovens. O evento contou com a participação de autoridades de saúde estaduais e federais, autoridades políticas com representantes estaduais e federais, além de membros de Associações ligadas ao tema e entidades sociais. De acordo com Lauro Davi, a realização dessa Conferência em MS é de extrema importância para a sociedade, uma vez que o elevado consumo de bebidas alcóolicas está diretamente associado aos acidentes de trânsito e demais transtornos sociais. Essa Conferência coloca em discussão um tema que está inserido dentro de nossa sociedade, uma vez que o consumo de álcool atinge cada vez mais cedo nossos jovens, e que em muitos casos é o responsável por brigas de família, agressões à mulher e acidentes automobilísticos, disse o deputado. Ainda segundo Lauro Davi, o consumo de álcool vem crescendo em todos os níveis sociais, não podemos achar que o alcoolismo está associado às pessoas que vivem em situação de baixa renda, isso não é verdade, o alcoolismo está em todos os níveis sociais, é uma droga que merece atenção especial da classe política brasileira, enfatizou. Mato Grosso do Sul dispõe de apenas cinco locais de atendimento e tratamento de dependentes de álcool mantidos pelo poder público. São os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) álcool e Drogas. Eles são de responsabilidade dos municípios e financiadas pelo governo federal e pelo governo estadual.