CONITEC abre consulta pública para avaliar incorporação de medicamento para Câncer de Ovário no SUS

Segue aberta até o dia 29 de outubro, a Consulta Pública nº68 da CONITEC que avalia a incorporação de Niraparibe no SUS para o tratamento de manutenção do câncer de ovário de alto grau, avançado, com mutação nos genes BRCA, sensível à quimioterapia de primeira linha, à base de platina.

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul destaca que a opinião do farmacêutico é essencial para transformar a vida das pacientes que vivem com câncer de ovário no nosso país.

O niraparibe atua inibindo as enzimas PARP-1 e PARP-2, que desempenham papéis essenciais no reparo do DNA e na manutenção da integridade genômica. A prevenção dessas enzimas compromete a capacidade das células tumorais de reparar o DNA, levando à morte celular, o que torna o niraparibe uma opção eficaz para pacientes com lesões nos genes BRCA1 e BRCA2.
Essas alterações aumentam significativamente o risco de desenvolvimento de câncer de ovário, com até 45% de chance para portadores de BRCA1 e 25% para BRCA2.

A iniciativa da CONITEC é fundamental para ampliar o acesso dos pacientes ao tratamento, especialmente aqueles que sofrem com câncer de ovário hereditário, responsável por aproximadamente 18% dos casos de câncer de ovário no Brasil. A participação de profissionais de saúde, como farmacêuticos, é essencial para garantir que a decisão de incorporação seja informada e beneficie o maior número possível de pacientes.

Para contribuir, clique no link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-68-2024-niraparibe