CRF/MS dá mais um passo na luta para dar destinação correta aos medicamentos vencidos

Na noite desta quarta-feira (14), o Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul – CRF/MS e a Câmara Municipal de Campo Grande realizaram a solenidade em homenagem ao Dia do Farmacêutico. No total 48 profissionais de farmácia da Capital foram homenageados com o Troféu Câmara, por desenvolverem ações em benefício da comunidade, sempre de forma ética e profissional. O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, ocupou a tribuna da Casa de Leis para agradecer ao presidente da Câmara, vereador Dr. Paulo Siufi a homenagem, que segundo Ronaldo é o reconhecimento da importância que o profissional farmacêutico tem para a sociedade. Na ocasião também foi lançada oficialmente, a Campanha Ação Consciente – Medida Competente. O movimento que envolve profissionais da área e a população de um modo geral, visa sensibilizar e conscientizar os campo-grandenses sobre a importância da destinação correta dos medicamentos vencidos. A campanha será levada aos principais pontos da cidade, com intuito de abranger o maior número de pessoas, com distribuição de folhetos e cartazes, buscando informar a todos sobre os perigos de se jogar os medicamentos vencidos no lixo ou nos ralos, tendo em vista que as substâncias químicas dos remédios podem contaminar o lençol freático, interferindo na qualidade da água que ingerimos. Em seu discurso Abrão fez questão de enfatizar que as pessoas tem de se desfazer da cultura de jogar os medicamentos em lixo comum. O medicamento vencido não está apenas no hospital, nas clínicas, mas em 80% nas residências, e as pessoas estão jogando no lixo comum, que vai para o lixão e as pessoas fazem uso desses medicamentos, ou atinge o lençol freático. Quando jogado na pia se dilui na água e não há uma possibilidade, durante o tratamento da água de retirar, antibióticos, anticoncepcionais, hormônios e toda a sorte de produtos químicos pois cada vez que uma bactéria entra em contato com esses remédios estamos dando a possibilidade de criar super bactérias e não há como combater infecções resistentes, por falta de antibióticos novos. Como forma de chamar atenção para o problema, o presidente da Casa de Leis, bem como os vereadores Rose Modesto e Airton Saraiva, o gestor ambiental Miguel Salum e o presedente do CRF/MS , Ronaldo Abrão fizeram uma incineração simbólica dos remédios coletados por acadêmicos de universidades da Capital para demonstrar o propósito da iniciativa. Confira a lista dos homenageados: Airton Saraiva - Kelle de Cássia Luz Slavec Airton Saraiva - Bruna Michelle Araújo dos Reis Athayde Nery - Maria Aparecida de Menezes Machado Athayde Nery - Rafaela Flores dos Santos Alex - Sara Souza de Oliveira Ibanhez Alex - Sidney Roberto Rivas Carlão - Emerson da Costa Borges Carlão - Mariza Yuriki Ishikiriyama Cristovão Silveira - Jocilene Ostemberg Nascimento do Carmo Cristovão Silveira - Kely Cristina de Alcântara Silva Flávio César - Delcy Lima de Oliveira Flávio César - Vera Lúcia Nunes Batista Sandim Herculano Borges - Lenilde Brandão Arão Herculano Borges - Nelson Fermino Junior Dr. Jamal Salem - Maria Aparecida Alves Matos Dr. Jamal Salem - Luiza Toshie Yamamoto Guerra João Rocha - Elisabety Kohlahse Roda Sales João Rocha - José Vacarias de Barros Dr. Loester - Anamélia Wanderley Xavier Dr. Loester - Adalberto Arão Magali Picarelli - Eduardo Naomi Onoda Magali Picarelli - Leopoldo Ceni Marcelo Bluma - Marcelo Peres de Matos Marcelo Bluma - Wander Fernando e Oliveira Filiú Paulo Pedra - Ana Rita Coimbra de Castro Paulo Pedra - Maria Elizabeth Cavalheiro Dorval Paulo Siufi - Ricardo Ferreira Nantes Paulo Siufi - Gabrielly Edith Barbosa de Carvalho Profª Rose - Flávia Buainain Thomazi Profª Rose - Normandis Cardoso Filho Profª Rose - Thiago dos Santos Barreto Profª Rose - Michella de Alencar Thais Helena - Sônia Maria Schiavo Alexandre Thais Helena - Jamil Dequech Vanderlei Cabeludo - Maria do Rosário Zabata Cobo Vanderlei Cabeludo - Vagner Minatelle Câmara Municipal - Paulo Ricardo de Souza Moraes Câmara Municipal - Márcia Regina Cardeal Gutierrez Saldanha Câmara Municipal - Antônio José Paniago Neto Câmara Municipal - Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos Câmara Municipal - Tatsuya Sakuma Câmara Municipal - Alexandre A. Machado Câmara Municipal - Carlos Alexandre Carollo Câmara Municipal - Françoise Carmignan Câmara Municipal - Jorge Luiz Curado Siufi Câmara municipal - Angela Cristina C. Castro Lopes Câmara Municipal - Luiz Gonçalves Mendes Júnior Câmara Municipal - Rita de Cássia G. B. Cunha Confira na nossa Galeria de Fotos os homenageados da noite.