CRF/MS discute sobre farmacêutico no SUS durante encontro

Estiveram reunidas todas as comissão de saúde pública dos CRF's

O vice-presidente do CRF/MS, Osnei Okumoto, e o Presidente da Comissão de Saúde Pública do CRF/MS e membro do GT de Saúde Pública do CFF, Wilson Hiroshi de Oliveira Uehara, participaram nessa terça-feira, 13, do Encontro Nacional das Comissões de Saúde Pública dos Conselhos Regionais de Farmácia.

Na ocasião foi lançado o livro “O farmacêutico na assistência farmacêutica do SUS: diretrizes para ação”, publicado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). O livro apresenta a realidade do farmacêutico no SUS e as suas possibilidades de atuação.

A reunião das comissões de saúde pública contou com a participação do presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira, Ele defendeu a qualificação do SUS por meio da assistência farmacêutica e disse que já está acertada com o CFF a participação do conselho na reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais do Conasems, o Conares, que será realizada entre os dias 25 e 27 de outubro, em São Luís, durante III Congresso das Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão.

livro

O presidente da Comissão de Saúde Pública do CRF/MS, Wilson Hiroshi, explica que durante o encontro foi debatido o tema e algumas deliberações foram adotadas: “Vamos trabalhar em parceria em duas frentes: Diagnóstico da assistência farmacêutica nos municípios, em que basicamente queremos saber quantas farmácias existem no SUS, quantas têm farmacêutico, quantas não têm. Após este diagnóstico, iremos traçar estratégias para melhorar a assistência farmacêutica nos municípios. Várias propostas foram feitas. Será divulgado um documento com algumas diretrizes para os CRF’s seguirem”.

Hiroshi ainda destacou o envolvimento do presidente do Conasems: “Ele representa os secretários municipais do Brasil inteiro e abriu um canal de comunicação muito importante e inédito com o CFF. A negociação com o CONASEMS será permanente no sentido de avançar no que for possível, diante da grave situação econômica que o país está passando”.

O vice-presidente do CRF/MS, Osnei Okumoto, recebeu uma edição do livro das mãos do presidente do CFF Foto: João Maeda