CRF/MS firma parcerias com a Vigilância Sanitária

O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, firmou parcerias com as Vigilâncias Sanitárias dos municípios de Bela Vista e Caracol. Com base no acordo, os fiscais se comprometeram a enviar os termos de visita para comprovar a presença do profissional e os horários que as farmácias permanecem abertas. Já o CRF/MS se comprometeu a fornecer pareceres de questões sanitárias do setor farmacêutico. Na sexta-feira (06/11), Abrão esteve reunido com o secretário de Saúde de Bela Vista, Johnys Hemory Denis Basso e fiscais sanitários. O presidente do CRF/MS também foi recebido por farmacêuticos das duas cidades, para discutir os problemas do setor e apresentar soluções para os impasses. Com os profissionais e proprietários de farmácias e drogarias, foram debatidos assuntos como as últimas resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a escala de plantão nas cidades. Ficou definido que os fiscais sanitários cobrarão a permanência do profissional farmacêutico durante o período informado ao CRF/MS.  O comércio farmacêutico também foi discutido durante a reunião. Os profissionais obtiveram informações acerca dos benefícios da instalação da rede Farma & Farma, a franquia que só aceita como donos de estabelecimentos profissionais da área. Bela Vista tem nove farmácias e drogarias, das quais oito estão regulares. Dados do setor de fiscalização indicam que um estabelecimento não tem farmacêutico para atuar durante todo horário de funcionamento, conforme prevê a legislação. O presidente destaca que o principal objetivo da reunião é esclarecer dúvidas dos profissionais e ouvir sugestões dos farmacêuticos para que, juntos, tracem ações em benefício da categoria. “Quando entramos em contato com profissionais do interior, descobrimos qual a realidade e as particularidades de cada município. Quando detectamos os problemas destas cidades, podemos elencar soluções e saber onde o Conselho pode atuar para apoiar à classe”, conclui.