CRF/MS prestigia inauguração da Farmácia Escola da UFMS

O CRF/MS esteve presente na inauguração da Farmácia Escola da UFMS, ocorrida em setembro. Depois de anos de luta, a farmácia passa a funcionar atendendo um público de 70 a 90 pacientes.

A partir de convênio firmado entre a UFMS e a Secretaria de Estado de Saúde, pacientes com esclerose múltipla atendidos no ambulatório do Hospital Universitário ou em outras unidades de saúde de Campo Grande, deverão retirar seus medicamentos específicos na Farmácia.

"Não é uma simples entrega desse medicamento, tem toda uma operacionalização", explica a chefe da Coordenação da Farmácia Escola e conselheira do CRF/MS, Maria Tereza Ferreira Monreal. "Em um segundo momento, a Secretaria de Estado de Saúde irá nos repassar os medicamentos para pacientes com outras doenças", completa.

A abertura da Farmácia Escola vai possibilitar aos alunos do curso de Farmácia a fazerem o acompanhamento fármaco-terapêutico dos pacientes, em um projeto-piloto. Representando o Conselho esteve presente a diretora-tesoureira Kelle Luz Slavec que ressaltou a importância da implantação, pelo caráter didático-pedagógico. “É uma conquista para os alunos que vão fazer o papel do farmacêutico e o que é a atribuição dele, na Farmácia Escola e assim poder ajudar a população passando orientação e fazendo a assistência farmacêutica”, frisou Kelle.

Para o início do próximo ano, também estão previstas a inserção de aulas práticas da disciplina Semiologia e atenção farmacêutica para distúrbio maior para os acadêmicos do 5º ano, assim como a realização de estágio na Farmácia Escola.

O atendimento na Farmácia Escola será às segundas-feiras (13h30 às 16h30), terças-feiras (7h30 às 11h) e quintas-feiras nos dois períodos.