Diretores do CFF entregam propostas ao Ministro da Saúde

Com o objetivo de reestruturar a assistência farmacêutica em serviços oferecidos no SUS (Sistema Único de Saúde), Diretores do Conselho Federal de Farmácia (CFF) entregaram, na última semana, ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, duas propostas de alteração das Portarias nº 2.841 (20/09/10) e nº 1.020 ( 13/05/09), ambas do Ministério da Saúde. A Portaria nº 2.841 institui, no âmbito do SUS, o Centro de Atenção Psicossocial de álcool e outras Drogas; e a Portaria nº 1.020 estabelece as diretrizes para a implantação do componente pré-hospitalar fixo para a organização de redes regionais de atenção integral às urgências. O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, destaca que o convite para a reunião partiu do próprio Ministro Padilha, o que demonstra, por parte do Ministério, o entendimento de que a saúde deve ser estruturada de forma multiprofissional. As propostas entregues pelo CFF ao Ministro Padilha incluem a assistência farmacêutica em dois serviços específicos oferecidos pelo SUS. O objetivo é fazer com que o profissional mais capacitado em relação à dispensação de medicamento, o farmacêutico, esteja presente nessas Unidades e possa prestar o atendimento à população, informa o Presidente. Clique aqui para acessar as propostas na íntegra.