Dourados receberá palestra “Combate aos Medicamentos Irregulares”

No próximo dia 04 de fevereiro, em Dourados, o Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul – CRF/MS realiza em parceria com a Anvisa e apoio da Associação dos Farmacêuticos de Dourados e UNIGRAN, a palestra"Combate aos Medicamentos Irregulares". O objetivo da palestra será proporcionar conhecimentos aos farmacêuticos e representantes de órgãos fiscalizadores e entidades de proteção à saúde, sobre os medicamentos falsos, seus riscos e principalmente, como identificar e combater essa prática que invade o mercado de medicamentos. Com um total de 400 vagas disponíveis, a palestra é direcionada a profissionais farmacêuticos residentes no município de Dourados, e ainda serão convidados representantes do Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Saúde do Município, Vigilância Sanitária Municipal, Procon, Decon e Gaeco. Acadêmicos do curso de farmácia da Unigran também podem participar. Segundo o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, as fiscalizações no município ficarão suspensas no dia da palestra, para que os farmacêuticos possam participar. A presença de todos é imprescindível, ressaltou Ronaldo. O palestrante é o Delegado da Policia Federal, Dr. Adilson Batista Bezerra - ANVISA. Os interessados em participar, devem enviar seus dados cadastrais (Nome e n° do CRF/MS) para o correio eletrônico: gexcrfms@crfms.org.br A palestra será totalmente gratuita aos profissionais farmacêuticos. Haverá expedição de certificado aos participantes do evento que se inscreverem e que estiverem em dia com as obrigações junto ao CRF/MS. SERVIÇO: A palestra"Combate aos Produtos Clandestinos" será realizada das 8h30 as 12h30, no Salão de Eventos Unigran, sito a Rua Balbino de Matos, 2121 – Jd Universitário – Dourados/MS. AÇÕES A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) apresentou no último dia 15, uma nova arma no combate aos medicamentos falsificados. Um selo de segurança que será distribuído pela Casa da Moeda irá garantir a autenticidade dos medicamentos revendidos em todas as farmácias e drogarias do Brasil. O sistema será implantado a partir de janeiro de 2012 e o consumidor poderá confirmar no próprio estabelecimento, através da utilização de leitores ópticos, se está adquirindo um medicamento verdadeiro ou falso. O equipamento de leitura óptica que também será distribuído gratuitamente pela Casa da Moeda, será instalado em cada drogaria em local de fácil acesso para a população. Os laboratórios e empresas que possuem registros de medicamentos terão um prazo de 60 dias, a partir de hoje, para realizar um cadastramento na Casa da Moeda. Somente no ano de 2010 foram apreendidos pela ANVISA, mais de 53.575 medicamentos falsificados, além de 62,7 toneladas de produtos sem registro. A Agência espere reduzir consideravelmente os danos aos pacientes causados pelo uso de medicamentos falsificados, contrabandeados ou sem registro.