Em período de férias, aumentam casos de intoxicação, especialmente em crianças
O período de férias escolares deve ser de preocupação em dobro para as famílias que têm filhos pequenos em casa. O alerta é do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica).A equipe de orientação explica que com mais tempo em casa, crianças e adolescentes estão sujeitos a intoxicações diversas, sendo a mais comum por medicamentos.
Existem muitas circunstâncias em que os medicamentos, por exemplo, podem gerar um quadro de intoxicação, como: erro de administração, uso terapêutico, automedicação, abuso, abstinência, prescrição médica inadequada, tentativa de aborto, tentativa de suicídio, acidente individual, uso indevido, etc.
Porém, também chegam até o Civitox casos de intoxicações por plantas, animais peçonhentos, bebidas alcoólicas e produtos de limpeza.
Dentre tantos agentes tóxicos, é possível destacar os agrotóxicos de uso agrícola, veterinário, doméstico, de campanhas de saúde pública, saneantes/domissanitários, cosméticos, produtos químicos industriais, plantas tóxicas, metais, alimentos/água, drogas de abuso/bebida alcoólica, animais peçonhentos e venenosos [serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas (lagartas), formigas, potós, abelhas, marimbondos (vespas), peixes venenosos (arraias, bagre, mandi, etc.), sapos, rãs, piolhos de cobra, etc.], dentre outros.
E em muitos desses casos o DISQUE-INTOXICAÇÃO, serviço de orientação disponibilizado pelo CIVITOX, pode evitar problemas maiores, a medida que agiliza com orientações seguras os primeiros procedimentos em casos de intoxicação. As ligações podem ser feitas pela comunidade e pelos profissionais, logo que ocorrerem as intoxicações exógenas, tanto em humanos quanto em animais.
A ficha de atendimento do CIVITOX é especializada, sendo notificada ao telefone pelo DDG 0800 722 6001, (67) 3386-8655.
CIVITOX
Há 30 anos atuando em Mato Grosso do Sul na área da toxicologia, o CIVITOX dá suporte técnico-científico aos casos de intoxicação em humanos e animais (os casos são registrados e acompanhados ao telefone), orienta a conduta clínica e exames laboratoriais, o uso racional da soroterapia específica, auxilia no diagnóstico de acidentes por animais peçonhentos/venenosos, alimenta o banco de dados do SINITOX/Fiocruz, do Ministério da Saúde, etc.
O CIVITOX funciona 24 h por dia, 7 dias na semana pelo 0800 722 6001 ou pelo (67) 3386-8655. Também é possível obter informações no endereço: http://www.saude.ms.gov.br/ onde pode-se obter o livreto de Condutas Práticas 2010 acessando ao link: ftp://balcao.saude.ms.gov.br/horde/sisppi/CIVITOX%20-%20PRIMIEROS%20SOCORROS.pdf