Em Reunião Geral, CFF discute ação contra desregulamentação profissional
O CFF (Conselho Federal de Farmácia) está à frente de um movimento do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) contra a intenção manifestada pelo governo de assumir a regulação das profissões da saúde. O recado foi transmitido na manhã desta quinta-feira (26), pelo presidente do CFF, Walter Jorge João, durante a abertura da 60ª Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia.
“Na reunião do Fórum dos Conselhos Profissionais, retiraremos um posicionamento oficial contra o governo neste enfrentamento extremamente perigoso para todas as categorias profissionais da saúde”, disse Jorge João ao salientar que a principal arma contra essa ameaça é a unidade.
O presidente lembrou que um dos argumentos utilizados pelo governo para defender a desregulamentação das profissões e a transferência do papel dos Conselhos Profissionais da Saúde para o Ministério da Saúde é a existência de conflitos entre os profissionais inscritos e as entidades que os representam e das entidades entre si.
“É legítimo que todos os profissionais exijam que suas entidades sejam bem administradas e com transparência. Também é natural que entre as profissões existam conflitos de interesses. Mas devemos buscar esse alinhamento internamente, evitando as discussões públicas, nas redes sociais inclusive, para não nos fragilizarmos nesse embate.”
Buscando esse fortalecimento institucional, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) tem procurado uma maior aproximação com os demais trabalhadores da saúde. Nos meses de fevereiro e março, o CFF recebeu os Conselhos Federais de Medicina (CFM) e Enfermagem (Cofen).
Durante a 60ª Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, vários assuntos relativos ao exercício profissional nos Estados estarão em discussão.