Farmacêuticos lotam auditório em palestra sobre Farmácia Clínica

Farmácia Clínica na rede pública de Campo Grande é o foco

A Farmácia Clínica foi tema de muito estudo em Campo Grande. Durante dois dias, profissionais das redes pública de saúde do município e privada, puderam participar das palestras promovidas pelo CRF/MS, por meio da Comissão de Saúde Pública do Conselho. As palestras foram realizadas em períodos alternados para viabilizar a participação de todos os profissionais.

“Nós farmacêuticos temos que aproveitar essa oportunidade para mostrarmos a importância da nossa atuação. Conseguindo efetivar esse atendimento à população a profissão farmacêutica será mais valorizada. Essa atuação que vemos hoje, em que o profissional apenas entrega medicamentos não é a que queremos para nós”, destaca o coordenador de assistência farmacêutica do município, Américo Basílio Nogueira.

“Estamos em processo de implantação da farmácia clínica na rede de saúde pública de Campo Grande e os profissionais precisam se qualificar para poder aproveitar essa nova forma de atuação. Nossa ideia foi trazer essa palestra, para que os farmacêuticos se sintam preparados e se empenham para efetivar esse atendimento”, explica o presidente da Comissão de Saúde Pública do CRF/MS, Wilson Hiroshi.

Auditório lotado de pessoas em busca de conhecimento. Cerca de 150 profissionais e acadêmicos prestigiaram a palestra sobre “Farmácia Clínica”, ministrada pela consultora do Conselho Federal de Farmácia, Thais Teles de Souza.

“Esse assunto é de extrema importância para todos os farmacêuticos que atendem a população. Temos que nos apoderar dessa formação em farmácia clínica para resolver os problemas de saúde da população que muitas vezes não sabe utilizar os medicamentos ou utilizam de forma errada. Essa é uma lacuna que só o farmacêutico pode preencher”, destaca o farmacêutico que atua na UBSF Estrela Dala, Felipe Marques Rocha.

“A rede de farmácias que trabalho implantou o consultório farmacêutico e a gente tem procurado se atualizar. Essa palestra é muito importante, pois o Conselho está estimulando a atualização. A profissão está mudando para ocupar um local que é dela”, ressalta a farmacêutica da rede privada, Adriana Cordeiro.

O objetivo da palestra foi preparar os profissionais da rede pública para o novo momento da profissão. Com as resoluções 585 e 586 do CFF (Conselho Federal de Farmácia), o farmacêutico passa a prescrever medicamentos livre de prescrição médica. Com isso, o profissional pode realizar consultas, fazer anamnese e indicar o melhor tratamento.

“Durante a palestra abordamos sobre como o farmacêutico deve atuar nesse novo momento, garantindo o acesso à saúde da população e ajudando no uso racional de medicamentos. O farmacêutico pode oferecer os serviços clínicos da atenção farmacêutica. A nossa proposta é que os profissionais desenvolvam todos eles, como aconselhamento, rastreamento em saúde, dispensação especializada e acompanhamento farmacoterapêutico, entre outros serviços”, ressalta Thais Teles.

A ideia é que a Prefeitura também possa promover a implantação da clínica farmacêutica no setor público, gerando melhoria na qualidade do atendimento aos usuários do SUS.

“A palestra foi oferecida aos profissionais da rede pública, pois estão em processo de implantação da farmácia clínica, mas estendida a todos os profissionais. O CRF/MS tem trabalhado para cada vez melhorar o serviço público. Nossa vontade é acabar com as janelinhas dos postos de saúde e a frieza no atendimento para que o farmacêutico tenha um local adequado para atender ao cidadão pelo bem da saúde pública. Mas aos poucos estamos conseguindo avançar, para oferecer um serviço de mais qualidade”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

O curso oferecido pelo CRF/MS faz parte de uma série de ações desde o acordo firmado em junho com a Prefeitura de Campo Grande, que teve como objetivo regularizar as farmácias públicas do município. No mês de agosto, 53 estabelecimentos já receberam as certidões de regularidade e agora o Conselho promoveu esta qualificação aos profissionais da rede pública.

Ainda com a consultora do Conselho Federal de Farmácia, Thais Teles de Souza, apoiadores do projeto de implantação da farmácia clínica na rede municipal de saúde participaram de um treinamento. Existe um cronograma de ventos e qualificação para a implantação do serviço nas unidades de saúde.

O curso foi realizado no auditório do CRF/MS, já as palestras aconteceram no auditório da faculdade Estácio de Sá.