Farmacêuticos podem participar da IV Conferência Nacional de Saúde Mental
Farmacêuticos de todo o Brasil podem participar da IV Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada de 27 a 30 de junho, em Brasília. Antes disso, profissionais poderão promover discussões em âmbito municipal e estadual.
O CFF (Conselho Federal de Farmácia) elaborou a proposta para atuação do farmacêutico em projetos voltados à saúde mental, que começou a se desenvolver em ritmo mais acelerado nos últimos 100 anos.
O objetivo é que a assistência farmacêutica, na saúde mental, seja estruturada em dois eixos principais: ações técnico-assistenciais e técnico-gerenciais. A proposta prevê que o paciente seja o foco.
As atividades deverão se concentrar em atividades apropriadas de outros saberes e práticas, para dar ao paciente mais condição para compreender a doença ou condição, a importância do seguimento ade¬quado do seu plano de cuidado, a proposta terapêuti¬ca e uso correto dos medicamentos.
Nesta área, o farmacêutico concentrará esforços na adesão ao tratamento e dispensação especializada, além da conciliação, que é a re¬visão da terapia medicamentosa usada por um paciente, como meio efetivo de ajudar em cuidados primários a obter o máximo benefício de seus medicamentos.
A idéia do CFF é que sejam criados grupos operativo-educativos, que consistem na participação do farmacêutico nos já existentes na área da unidade, para trazer informações sobre me¬dicamentos, responder às dúvidas e questões referentes aos medicamentos e tratamentos.
Organize a categoria para participar através de propostas para discussões locais. Confira o calendário para as conferências municipal e estadual.
As propostas podem ser encaminhadas através do correio eletrônico: gexcrfms@crfms.org.br
O calendário para as reuniões preparatórias é o seguinte:
Etapas Municipais e/ou regionais: 08/03 a 15/03
Etapas Estaduais: 26/04 a 23/05
Etapa Nacional: 27 a 30/06