Ferramenta qualifica gestão da Assistência Farmacêutica Básica

No dia 3 de novembro, o Ministério da Saúde implanta o projeto piloto do Sistema Informatizado para Gerenciamento da Assistência Farmacêutica Básica. A primeira experiência será em Recife e depois o sistema será implementado em todos os municípios que manifestarem interesse. Elaborada pela Empresa Municipal de Informática da Secretaria Municipal de Saúde de Recife, a ferramenta possibilitará aos gestores do SUS conhecerem o perfil de consumo da população atendida, hábitos de prescrição e o custo das farmácias. Além de evitar desperdícios, identificar demandas atendidas e não atendidas, controlar a validade dos medicamentos, estoques das unidades e muito mais. A partir dos dados obtidos, por exemplo, o gestor poderá obter relatórios regionalizados e preparar as planilhas de compras com base em um histórico de consumo. Outra função será o controle de medicamentos psicotrópicos em parceria com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados da Anvisa. Os gestores que optarem por implantar o sistema contarão com uma ferramenta capaz de gerar informações confiáveis, que permite qualificar o planejamento e a avaliação da Assistência Farmacêutica em todos os níveis de gestão.