Fiscalização do CRF-MS realiza “Abordagem Colaborativa” para conquistar a assistência farmacêutica de excelência

Defender a profissão e a população, manter no mercado de trabalho os bons profissionais e garantir atendimento e suporte de qualidade a todos os farmacêuticos de Mato Grosso do Sul. Com esse entendimento, a equipe de Fiscalização do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MS) implanta o projeto Abordagem Colaborativa.

De acordo com o coordenador de Fiscalização, Clayton Godoy, “é uma iniciativa que vai de encontro ao trabalho que a gestão vem realizando no sentido de humanizar e acolher a aplicação da legislação vigente e este trabalho é gratificante porque os fiscais estão totalmente envolvidos nesta agenda de trabalho”, explica.

Com o projeto, a Fiscalização do CRF-MS pretende aproximar a fiscalização e o Conselho dos profissionais que cometem falhas, destacando a importância de seus serviços profissionais. Outro pronto importante é a oportunidade de captar indicadores de eficiência em relação à prestação efetiva das atividades farmacêuticas nos locais de trabalho, como também reforçar a importância da presença efetiva do farmacêutico nas farmácias, conforme estabelecido pela Lei 13.021/14.

O projeto Abordagem Colaborativa pretende ainda humanizar o processo de fiscalização, estabelecendo um diálogo empático e construtivo com os profissionais fiscalizados. O projeto foi uma construção conjunta dos gestores Cléber Massato, diretor que responde pelo Departamento de Fiscalização, o coordenador do setor, Clayton Godoy, com apoio do diretor Secretário, Claudemyr Soares, que contribuiu com os trabalhos e reforçou a integração entre os setores para o desempenho de uma gestão compartilhada e acolhedora.

A metodologia adotada no projeto será com base no perfil de assistência farmacêutica compreendido do período de maio de 2022 a maio de maio de 2024, onde os profissionais selecionados para participar possuem duas ou mais ausências durante as agendas de fiscalização.

Esses selecionados receberão o contato do coordenador de Fiscalização, terão visitas agendadas e poderão ainda participar de reuniões individuais, registro de termos de cooperação, avaliação e feedback, dependendo do perfil registrado nos sistemas do CRF-MS.

“Já avançamos muito no perfil da nossa fiscalização para que a equipe seja mais acolhedora e humanizada no sentido de entender as diversas necessidades que, muitas vezes, impactam no cumprimento da legislação. O CRF-MS não está deixando de fiscalizar, apenas está inovando para ajudar os profissionais a entenderem e cumprirem a lei vigente em relação a assistência farmacêutica. Cada caso está sendo tratado com profissionalismo e dedicação pela nossa e1uipe e os números já são positivos, onde melhoramos nossa aceitação e favorecimento ao trabalho estratégico que a fiscalização tem na defesa da profissão e da população”, afirma o vice-presidente do CRF-MS, Cleber Massato Toda, que também é o diretor chefe da Fiscalização.

Até o presente momento, com dados levantados até 31 de agosto de 2024, o projeto já havia chegado a 24 cidades com 78 termos assinados. Alguns profissionais não assinaram o termo.

A equipe de Fiscalização acredita que o projeto “Abordagem Colaborativa” é de fato uma colaboração fundamental para promover uma cultura de conformidade e excelência na profissão farmacêutica. “A continuidade e aperfeiçoamento dessas iniciativas são essenciais para fortalecer ainda mais a relação entre os órgãos reguladores e os profissionais, garantindo a segurança e o bem-estar dos pacientes e a integridade da profissão como um todo”, explica o coordenador de Fiscalização, Claydon Godoy.

A gestão administrativa do projeto informa que foram percorridos cerca de 8.001 km rodados para chegar até as cidades e isso representou um investimento superior a 500 litros de combustíveis, o que é importante destacar o amplo trabalho dos fiscais para chegar aos municípios.

“É exatamente o que estamos promovendo que tem feito a diferença no dia a dia dos profissionais. Todos sabem da importância de cumprir as legislações, mas acreditamos que podemos realizar muito mais que um ato de fiscalizar e estamos fazendo. Parabenizo a toda a equipe de Fiscalização e aos profissionais que estão entendendo o nosso trabalho. Juntos podemos ter uma assistência farmacêutica de excelência aqui em Mato Grosso do Sul e o CRF-MS é o maior parceiro para isso”, explica a presidente Daniely Proença.

CLIQUE AQUI Confira os indicadores que o CRF-MS está publicando nas redes sociais e em grupos de WhatsApp para divulgar o projeto: