Governo do Estado oferece curso para profissionais farmacêuticos

O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), realiza no período de 16 a 20 de maio, das 7 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, o curso Gestão da Assistência Farmacêutica, no nível de Pós-Graduação latu sensu. O evento vai acontecer na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, localizado na avenida Filinto Müller – 1480 – Jardim Ipiranga, Centro da Capital. O objetivo é oferecer à classe farmacêutica um curso que possibilite aprimorar os seus conhecimentos na área da saúde. O curso é voltado a profissionais do Estado que atuam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso foram disponibilizadas 30 vagas. O curso tem carga horária de 390 horas. A grade da especialização compreende as seguintes disciplinas: Política de Saúde; Política Nacional de Assistência Farmacêutica; Epidemiologia Geral; Planejamento e Desenvolvimento em Ações de Assistência Farmacêutica; Componente Básico, Estratégico e Excepcional no Âmbito da Assistência Farmacêutica SUS; Implantação e Gestão de Serviços de Fototerapia e Homeopatia em Serviços Públicos de Saúde; Farmacoepidemiologia; Farmacoeconomia; Uso Racional de Medicamentos; Avaliação de Serviços de Saúde Farmacêuticos; Metodologia de Pesquisa e Seminário de Pesquisa. O curso contempla profissionais de diversos municípios, como Campo Grande, Corumbá, Costa Rica e Fátima do Sul. Outras informações pelo telefone (67) 3318-1808. ESPECIALIZAÇÃO Em nível nacional, o Ministério da Saúde Federal está desenvolvendo com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o curso de Gestão de Especialização Farmacêutica – Especialização a Distância (EAD), com duração de 12 meses e carga horária de 480 horas. No total serão disponibilizadas em todo o País 375 vagas, sendo 31 direcionadas aos farmacêuticos atuantes no SUS de Mato Grosso do Sul. Às inscrições estão abertas até 31 de maio. As aulas serão iniciadas no segundo semestre de 2011. Os alunos poderão acessar o conteúdo de onde preferir, trabalho, casa, dentre outros. No decorrer do ensino haverá três encontros presenciais para avaliação e intercâmbio de conhecimento referente ao assunto estudado. Para os encontros presenciais os alunos deverão escolher o Polo Regional Presencial na qual o seu Estado está inserido. No caso de Mato Grosso do Sul, os alunos terão como opções Brasília e Goiânia. Ao longo do curso, o especializando terá que desenvolver um projeto de intervenção e um trabalho de conclusão de curso, que buscará refletir a prática da gestão da Assistência Farmacêutica em um determinado território.