Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

PALAVRA DA PRESIDENTE

Prescrição Farmacêutica: a população sabe que pode contar e confiar nos farmacêuticos.

Quando o assunto é medicamento, os profissionais farmacêuticos são autoridades e merecem ser respeitados por todo o conhecimento que adquiriram em sua formação acadêmica. E não para por aí, pois diariamente as salas de aula e auditórios continuam lotadas de Farmacêuticos que continuam buscando o conhecimento técnico por meio da educação continuada, traduzida em palestras, cursos, pós-graduações, mestrados, programas de residência e doutorados.

A Resolução do Conselho Federal de Farmácia que autoriza o Farmacêutico a prescrever medicamentos, incluindo aqueles sujeitos a prescrição, é uma conquista que precisamos dar a ampla publicidade junto a população, que tanto precisa de apoio, suporte e assistência para amenizar as adversidades da saúde, principalmente porque sabemos dos desafios e das condições que os sistemas de saúde brasileiro se encontram.

É simples e fácil de compreender que há muitos anos, os Farmacêuticos já fazem a prescrição na prática durante o expediente de trabalho, isso em diversas áreas de atuação. Faz e continua fazendo com muita excelência. Esta Resolução do CFF apenas reforça a nossa competência técnica e nos garante respaldo jurídico e administrativo para o procedimento, que no meu ponto de vista é uma atribuição linda e honrosa ao nosso conhecimento, que é o ato de Prescrever.

Vamos das as mãos e unir esforços para garantir e manter nossas prerrogativas técnicas, pois somos Farmacêuticos e não existe saúde de qualidade sem passar por nós. Não existe programas de saúde sem nós e não existirá eficiência e eficácia no tratamento com medicamento se este não passar pelo nosso conhecimento e pelas nossas mãos.

Estudamos para ser Farmacêuticos e somos a maior autoridade quanto o assunto é medicamento. Nenhum profissional de saúde pode dizer que não temos competência ou não sabemos algo sobre medicamento, pois isso seria uma das maiores falta de respeito com a nossa profissão, pois não transmite a verdade.

Como Farmacêutica que atua há anos na área Clínica, digo a vocês que o momento é mágico e histórico. É hora de mostrar que nós Farmacêuticos somos unidos pela profissão e não vamos abrir mão disso. A Prescrição Farmacêutica por Farmacêuticos – praticamente o óbvio da língua portuguesa e técnica – é para aqueles que são os primeiros profissionais de saúde a atender a população nos bairros, nos grandes centros, enfim, na área rural ou urbana, e esse profissional de chama Farmacêuticos.

Seguindo as orientações do Conselho Federal de Farmácia, na qual congratulo pelo trabalho de assumir esse desafio de deixar as coisas bem claras na sociedade sobre esta pauta da Prescrição, informo que o nosso Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS) está acompanhando e organizando os trabalhos para fornecer todas as orientações sobre como funcionará os trâmites administrativos na prática sobre a “Resolução da Prescrição Farmacêutica”.

Enquanto isso, solicito aos Farmacêuticos sul-mato-grossenses que precisamos comemorar publicamente esse avanço rumo ao fortalecimento das nossas atribuições. Havendo a necessidade de se manifestar com sugestões, críticas e propostas de melhorias na legislação, façam o contato direto com o seu CRF-MS, por meio das assessorias, diretores, conselheiros regionais, membros de Grupos Técnicos e, também podem acionar as conselheiras federais que representam o Estado junto ao CFF.

É assim que vamos conquistando melhorias para a nossa profissão.

Fiquem tranquilos, pois a Prescrição Farmacêutica é uma realidade para nós e vamos continuar defendendo todos os dias, pois a população está conosco e sabe que nosso conhecimento e capacidade técnica fazem a diferença a cada cidadão.

Obrigada pela atenção e continuem confiando no trabalho dos seus Conselhos e representantes.

Atenciosamente,

Daniely Proença
Presidente CRF-MS

Fone: (67) 99282-0717
E-mail direto: presidencia@crfms.org.br

Assessoria Técnica: (67) 99635-6563 e assessoriatecnica@crfms.org.br
Ouvidoria: (67) 99985-0185 e ouvidoria@crfms.org.br
Assessoria Institucional: (67) 99844-9371 e ginst@crfms.org.br