Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Polícia Desmantela Esquema de Anabolizantes e Destaca Relevância da Atuação Farmacêutica

A operação da Polícia Civil de SP que prendeu 25 suspeitos de vender anabolizantes ilegais revelou um esquema que movimentou R$ 25 milhões em 5 anos. Só em 2024, o setor de suplementos perdeu R$ 9 bilhões com fraudes, segundo a ABCF.

O caso alerta para os riscos do uso de medicamentos sem procedência, contrabandeados, falsificados ou adulterados — muitas vezes adquiridos pela internet ou em canais clandestinos.

“A operação expõe os riscos do consumo de medicamentos sem procedência, falsificados ou adulterados e consumidos sem orientação de um profissional de saúde. Nos balcões das farmácias, os farmacêuticos são o porto seguro do paciente. Esclarecem dúvidas sobre procedência, dosagem, duração do tratamento e efeitos colaterais”, afirma Adam Adami, assessor técnico do CRF-MS.

Ele reforça: buscar produtos em estabelecimentos licenciados e com assistência técnica de farmacêuticos é o caminho seguro. Optar por lojas físicas e produtos registrados na Anvisa reduz drasticamente o risco de falsificações.

A orientação farmacêutica salva vidas.