Ponta Porã sedia I Congresso Binacional – Brasil Paraguai – de Farmácia e Análises Clínicas

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul – CRF/MS, realiza de 07 a 09 de abril, o I Congresso Binacional Brasil Paraguai de Farmácia e Análises Clínicas. Paralelo ao evento, que acontece no município de Ponta Porã – MS, será realizado o Terceiro Simpósio de Fitoterapia realizado pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia). O Evento, que terá como público-alvo, Farmacêuticos, Farmacêuticos Bioquímicos, Acadêmicos de Farmácia e Empresários do comércio farmacêutico, tem como objetivo principal dar continuidade a proposta de qualificação profissional, buscando temas relevantes da profissão e integrando profissionais, empresas, universidades e acadêmicos e o Simpósio discutirá a inserção da Fitoterapia no sistema público com a participação diversas autoridades do setor no Brasil. Para o presidente do Conselho, o farmacêutico Ronaldo Abrão esta é uma excelente oportunidade não só de aperfeiçoar conhecimentos, mas também de trocar experiência com os profissionais do País vizinho, já que esta é a primeira edição do Congresso na versão Binacional – Brasil e Paraguai. Além das palestras, haverá um espaço para exposições, onde os participantes do evento terão oportunidade e prioridade para fazer negócios, conhecer as inovações do mercado de medicamentos e tecnológicas de aparelho e equipamentos. E ainda uma programação social que vai desde o sorteio de uma TV de Plasma na abertura do evento, até a descontos em lojas de Pedro Juan Caballero. As informações sobre programação de palestras já estão disponíveis na página oficial do Congresso – http://www.portalms.com.br/congressos/sites/particular/binacional/. PONTA PORÃ Localizadas a 350 km da capital, Ponta Porã foi escolhida por proporcionar aos participantes do congresso a oportunidade do turismo de compras, ponto forte da região, bem como, pela importância em manter relação e troca de conhecimento com o Paraguai, país vizinho que foi convidado a participar do evento. A cidade que foi capital do extinto Território Federal do mesmo nome (1943-1946) está situada ao sudoeste do Estado e possui clima temperado com temperatura de 30°. Com uma boa rede hoteleira, tanto do lado brasileiro como do paraguaio, o município é conhecido como a capital brasileira do tereré e capital regional da erva-mate. Sua economia está voltada para a agricultura e pecuária. As principais culturas são soja, trigo e milho. Ponta Porã oferece ainda uma série de atividade sociais, que também poderão ser apreciadas pelos congressistas. Porém devido a alta taxa de ocupação hoteleira promovida pelo turismo de compras é preciso planejamento para participação no evento, e por isso a organização do Congresso orienta que as reservas sejam feitas com antecedência. FITOTERAPIA Paralelo ao Congresso, acontece Terceiro Simpósio de Fitoterapia realizado pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia). O simpósio contará com palestras sobre financiamento de pesquisas com plantas medicinais; pactuação na assistência farmacêutica básica; promoção do uso racional de plantas medicinais e sua inclusão nos programas públicos de fitoterapia, além de apresentações sobre experiências regionais voltadas ao uso de plantas medicinais (Segue, abaixo, integra da programação).