CRF-MS leva Drive Thru do Descarte de Medicamentos para Paranaíba

Nesta sexta-feira (21), o CRF-MS realiza o Drive Thru do Descarte Correto de Medicamentos em Paranaíba. O drive thru será na Academia da Saúde, que fica na Av. Major Francisco Faustino Dias, s/nº (mais conhecida como Av. do Carnaíba), das 8h às 16h.

O drive thru é uma das iniciativas sustentáveis do CRF-MS para proteção do meio ambiente. Desde 2020, o CRF-MS mantém o projeto, que tem o apoio do Conselho Federal de Farmácia e outros parceiros.

Já foram realizadas edições em várias cidades do estado, incluindo Campo Grande, Dourados, Jardim, Corumbá, Ladário e Três Lagoas, arrecadando toneladas de medicamentos.

Somente em 2023, por meio do drive thru, o CRF-MS recolheu quase meia tonelada de medicamentos vencidos ou em desuso.

O projeto de descarte de medicamentos do CRF-MS está alinhado com o decreto federal n.º 10.388, que instituiu o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares de uso humano – vencidos ou em desuso –, bem como suas embalagens, no Brasil. De acordo com a legislação, os medicamentos devem ser incinerados, coprocessados ou descartados em lixões de grau 1.

Além do drive thru, o CRF-MS leva para Paranaíba, nesta semana, o 'CRF-MS + perto de você', uma iniciativa que oferece mais de 20 serviços de secretaria, tesouraria e fiscalização do Conselho. Os atendimentos serão na Academia da Saúde, mesmo local onde ocorre o drive, das 8h às 16h.