Projeto Drive-Thru de Descarte Correto de Medicamentos é reconhecido pelo Coletivo Lixo Zero do MS

Nesta sexta-feira, 17, a assessora de relacionamento do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), Ana Cristina dos Santos Aquino, representou a equipe na Câmara Municipal de Campo Grande. Na ocasião, Ana Cristina recebeu o certificado de Atitude Cidadã 2024 pelo engajamento em pautas relacionadas ao movimento Lixo Zero em Campo Grande e outras iniciativas ambientais no estado. O evento foi promovido pelo Coletivo Lixo Zero do MS, reforçando a importância da colaboração entre diversas entidades em prol do meio ambiente.

O reconhecimento é pelo envolvimento do CRF-MS em ações de coleta e destinação correta de medicamentos, destacando a importância de valorizar e organizar a correta destinação dos resíduos farmacêuticos. Desde 2020, o CRF-MS mantém o projeto Drive-Thru de Descarte Correto de Medicamentos, que tem o apoio do Conselho Federal de Farmácia e outros parceiros. Este projeto já realizou edições em várias cidades do estado, incluindo Campo Grande, Dourados, Jardim, Corumbá, Ladário e Três Lagoas, arrecadando toneladas de medicamentos.

Durante o evento, Ana Cristina dedicou o título a todos os colaboradores do conselho que estão na linha de frente deste projeto desde a pandemia e ressaltou o impacto positivo do projeto Drive-Thru de Descarte Correto de Medicamentos: “ O objetivo do CRF-MS é a conscientização da população sobre a importância do descarte adequado de medicamentos para minimizar riscos de contaminação ambiental e à saúde pública”, pontuou.

Ana ainda reforçou que os colaboradores do CRF-MS se empenham em ações de reciclagem e na redução do uso de plásticos.

O projeto de descarte de medicamentos do CRF-MS está alinhado com o decreto federal n.º 10.388, que instituiu o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares de uso humano – vencidos ou em desuso –, bem como suas embalagens, no Brasil. De acordo com a legislação, os medicamentos devem ser incinerados, coprocessados ou descartados em lixões de grau 1.

O CRF-MS agradece o reconhecimento do Coletivo Lixo Zero do MS e parabeniza pela ação.