Vacinação contra gripe começa hoje e inclui maior número de crianças
Com a nova regra, crianças de 6 meses a menos de 5 anos poderão ser vacinadas
Começa nesta terça-feira (22), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Este ano, a imunização deve atingir mais crianças do que em anos anteriores, já que a faixa etária definida pelo Ministério da Saúde foi ampliada. Com a nova regra, crianças de 6 meses a menos de 5 anos poderão ser vacinadas. No ano passado, apenas crianças com até 2 anos podiam receber a vacina.
Representantes do governo acreditam que a ampliação dessa faixa etária vai beneficiar tanto as crianças quanto outros grupos vulneráveis, como menores de 6 meses de idade que ainda são amamentados, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Em Campo Grande, o "Dia D" da vacinação será neste sábado (26), com a abertura oficial na unidade de saúde Drª. Sonia Lydia Souza Wolf, localizada na Av. dos Cafezais S/N – Jd. Macaúbas.
As vacinas fornecidas pela Secretaria de Estado de Saúde começam a chegar esta semana para abastecer as unidades. A gerente técnica do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanaoka, explica que a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% das 184 mil pessoas previstas para a campanha em Campo Grande.
Também devem tomar a vacina nas unidades de saúde pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.
No caso dos acamados, Cássia explica que equipes estarão mobilizadas para fazer a imunização de pacientes em visitas domiciliares. O agendamento para esse atendimento deve ser solicitado pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica: 3314-3062.
A vacinação nas unidades de saúde acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h até o dia 9 de maio. No Dia D, as ações serão intensificadas com o objetivo de alertar a população contra o vírus e garantir que grande parte da meta seja atingida.
Imunização – a vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A criação de anticorpos contra a doença ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose e por isso a campanha de vacinação é marcada para antes do inverno, quando acontece a maior circulação da gripe.
Segundo o Ministério da Saúde a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.