Vigilância Sanitária publica nota harmonizando procedimentos sobre medicamentos controlados
A diretoria geral de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, divulgou nota técnica nesta segunda-feira, dia 27 de junho, com esclarecimentos quanto a RDC nº20/2011 da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O objetivo, segundo a gerente técnica de Medicamentos e Produtos CVISA/SES/MS, Vivian Ré Poppi, é harmonizar procedimentos da RDC nº. 20/2011, sobre o controle de antimicrobianos.
A medida foi tomada após reunião convocada pelo presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, quando expressou sua preocupação com as diversas dúvidas que surgem todos os dias nas farmácias.
Ao explicar os motivos que o levaram a convocar tal reunião, Ronaldo ressaltou que
o atendimento farmacêutico é a última etapa de uma série de procedimentos que estão sendo adotados para o controle dos antimicrobianos. Porém, antes de chegar nesta etapa, vários outros profissionais envolvidos precisam estar cientes da importância destes procedimentos. O farmacêutico não pode ser o único responsável, precisamos do envolvimento de todos e todos devem ter o mesmo entendimento da legislação, para que ela possa ser cumprida de forma adequada e segura.
Ainda de acordo com as orientações da gerente técnica de Medicamentos e Produtos CVISA/SES/MS, ambas as notas - a RDC nº. 20/2011 e a Nota Técnica Final nº 001/2011, devem ser amplamente divulgadas entre todos os profissionais de Vigilância Sanitária e para profissionias de saúde( médicos, odontólogos, farmacêuticos, veterinários e enfermeiros).
-
RDC nº 20/2011 da Anvisa;
-
Nota Técnica Final nº 001/2011.
Contatos no Email: gtmed@saude.ms.gov.br