Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

1º Fórum Estadual em Defesa da Prescrição Legível será dia 20 de setembro

O evento será dia 20 de setembro, na Câmara Municipal de Campo Grande

No dia 20 de setembro o CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) realizará o 1º Fórum Estadual em Defesa da Prescrição Legível. O evento será realizado na Câmara Municipal de Campo Grande, às 8h e é voltado para os profissionais de saúde, população e autoridades. O Fórum integrará o cronograma de eventos para o mês de comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico.

FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO, CLIQUE AQUI!

A Prescrição Legível é assegurada pela Lei Federal 5.991/73 e a prescrição impressa é uma conquista da Lei Estadual 3.629 de 29 de dezembro de 2008, em que os profissionais de saúde prescritores devem fazer o ato de forma clara e legível para o paciente. “Durante muitos anos vimos os pacientes sofrerem com receitas impossíveis de serem lidas e isso acarretava no prejuízo ao tratamento, podendo levar ao erro na dispensação de medicamentos e outros efeitos. Isso é um descaso e um desserviço com o tratamento da população”, ressalta o farmacêutico Adam Macedo Adami, assessor técnico do CRF/MS.

“O assunto é de extrema importância no dia a dia da população. É preciso que as instituições na área da saúde promovam uma campanha de conscientização de todos os públicos. Os farmacêuticos precisam orientar as autoridades para que cobrem o cumprimento da legislação e a população tenha a receita legível, de fácil interpretação, pois isso facilitará para todos. Uma receita ilegível pode levar a sérios prejuízos à saúde e o que era para ser uma solução, acaba sendo uma ampliação do problema”, destaca o assessor, reforçando que muitos farmacêuticos acabam buscando ajuda em grupos de Whatsapp para conseguir decifrar o nome do medicamento e o paciente fica aguardando na farmácia e na drogaria.

O objetivo do Fórum será orientar todos os envolvidos na cadeia da saúde. “Vamos reunir no mesmo ambiente os profissionais de saúde que prescrevem, as autoridades que cobram o cumprimento da lei, e população que tem o direito de ser atendida com a receita legível e a comunidade acadêmica que são os futuros profissionais de saúde e usuários dos serviços”, afirma Adam Adami.

Mais informações pelo e-mail eventos@crfms.org.br ou (67) 3325-8090. Será emitido certificado de 4h aos participantes.

PROGRAMAÇÃO

8h - CREDENCIAMENTO

8h30 – ABERTURA

9h – Palestrante 01: Farm. Adam Adami/Assessor Técnico do CRF/MS

Palestra: Requisitos técnicos e legais inerentes à prescrição de medicamentos

9h25 – Palestrante 02: Farm. Dr. Kauê Cézar Sá Justo/Comissão de Farmácia Clínica do CRF/MS

Palestra: Impacto da prescrição na compreensão da farmacoterapia por pacientes atendidos em UBS

9h45 – Palestrante 03: Marcelo Ferraz - Representante do SIBRARE e SIBRAFAR

Palestra: Prescrição eletrônica e o futuro da profissão farmacêutica

10h10 - Debates: Soluções tecnológicas em mesa redonda com autoridades, dirigentes sindicais e de Conselho de Classe dos prescritores (SINMED, SINFARM, SIOMS, CRM, CRO, COREN, ASSOC. MÉDICA, SES, SESAU, MPE E DEFENSORIA PÚBLICA)

11h10 – Entrega de Homenagens

11h20 – Proposições e encaminhamentos: CRF/MS, MPE e DPE