57ª Reunião Geral dos Conselhos de Farmácia

O objetivo de uma Reunião Geral dos Conselhos de Farmácia é muito maior que a troca de experiências entre representantes farmacêuticos de todos os Estados da Federação. Estamos aqui reunidos e unidos em prol de uma saúde pública, cada dia, melhor. Com estas palavras, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, deu início, no dia 23 de março de 2011, à 57ª Reunião Geral dos Conselhos de Farmácia, no Hotel Naoum Plaza, Setor Hoteleiro Sul, em Brasília. O evento contou com a participação de dirigentes de todos os Conselhos Regionais do País, da diretoria do CFF, Conselheiros Federais e convidados. Ainda na abertura do evento, o Presidente do CFF destacou a importância dos Conselhos Regionais (CRFs) no contato direto com os farmacêuticos e lembrou que é preciso fortalecer a atuação educativa dos CRFs, para que a profissão cresça e o profissional seja valorizado. Como farmacêuticos, somos imprescindíveis para a redução de custos com saúde pública, e como integrante de um Conselho, temos o dever de zelar pela atividade e orientar o profissional quanto à sua atuação, afirmou Souza Santos. No primeiro dia de Reunião, a Comissão de Legislação (COLEG) do CFF, apresentou aos dirigentes e representantes de CRFs propostas de alteração do Regulamento Eleitoral, entre elas, o voto pela internet. O debate gerado pelo tema foi extenso, mas o assunto não foi esgotado, e deve voltar ao Plenário do órgão. Ainda no dia 23, constou da pauta a apresentação da proposta do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF/CE) para a elaboração de uma minuta de instrução normativa acerca de sessões educativas para a atualização do farmacêutico. E, ao citar a atuação dos CRFs no registro de profissionais, a Assessora do CFF, Zilamar Fernandes, explicou que é preciso atenção, ao conferir diplomas. Existem instituições que não são reconhecidas pelo Ministério da Educação e continuam emitindo diplomas. A recomendação é para que os Conselhos Regionais, ao detectar algum tipo de fraude, entre em contato com o CFF, afirmou a assessora. Além da discussão em torno da inclusão dos profissionais farmacêuticos assistentes técnicos, debate fomentado pelo Conselho Regional de Mato Grosso (MT). Temas como anuidades, carga horária e atividades do farmacêutico também foram debatidos na Reunião. é importante ouvir quem está na dianteira do relacionamento com o farmacêutico. Assim, o Plenário do CFF sempre levará em conta o pensamento real da categoria, em suas deliberações, completou Jaldo de Souza Santos, Presidente do CFF. O dia 24 março, segundo dia de Reunião Geral, foi marcado pela apresentação de um balanço da Fiscalização nos CRFs, entre os anos de 2006 e 2010. De acordo com a Presidente da Comissão de Fiscalização do CFF e Conselheira Federal de Farmácia pelo Maranhão, Mary Jane Limeira de Oliveira, a atividade cresceu, em todo o País. Mas precisa melhorar o seu aspecto de orientação ao farmacêutico, que está, no dia-a-dia, com os pacientes, para que os resultados sejam mais que simples estatísticas, disse Mary Jane Limeira. A Comissão de Fiscalização do CFF é composta, também pelos farmacêuticos Walter da Silva Jorge João (Vice-Presidente do CFF), Carlos Roberto Merlin, Everson Augusto Krum e Guilherme Carvalho dos Reis. Outro destaque do segundo dia de Reunião foi a presença do Presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Irineu Keiserman Grinberg, no debate sobre educação continuada, em todos os Estados da Federação. Esse debate, na Reunião Geral, é só um embrião, mas é imprescindível para o fortalecimento dos farmacêuticos no campo das análises clínicas, disse. Keiserman. O Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), André Luiz Carvalho, também, participou da Reunião, ministrando a palestra A fiscalização contábil no TCU – um olhar para o futuro. Carvalho explicou sobre sistemas de controle, fiscalização financeira, tomada de contas e tendências e lembrou que a inclinação é de as instituições encararem o TCU como mais um parceiro, mas sempre buscando pela qualidade dos serviços prestados, com foco na efetividade, eficácia e eficiência e, para tanto, é preciso qualificar o profissional de Contabilidade, observou. O Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul participou das discussões através do Presidente do Conselho, Ronaldo Abrão e de seus diretores Wilson Hiroshi(vice-presidente) e Adam Macedo Adame (diretor financeiro). Participou ainda o conselheiro federal de Mato Grosso do Sul, Ricardo Nantes.