20 de Janeiro – CFF entrega Comenda do Mérito Farmacêutico

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realiza no dia 20 de janeiro (sexta-feira), a partir das 19h30, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, a solenidade de entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico, o evento marca as comemorações do Dia do Farmacêutico. Na oportunidade, farmacêuticos, autoridades e personalidades ligadas à área da Saúde serão homenageados com a Comenda do Mérito Farmacêutico. A Comenda é a maior honraria concedida no setor farmacêutico, no Brasil, e foi criada, em 1998, por Resolução do CFF para homenagear pessoas que colaboraram para o engrandecimento da profissão, ou que contribuíram para o desenvolvimento da saúde, no País. é constituída de uma medalha e um diploma, e entregue a pessoas de todas as Unidades da Federação indicadas por Conselheiros Federais cujos nomes foram aprovados pelo Plenário do CFF (Confira, abaixo, a lista de homenageados). Além da homenagem a pessoas que, com trabalho, fizeram a diferença na saúde brasileira, o Dia 20 de janeiro, em 2012, marca o início de uma nova gestão à frente da entidade que defende os interesses da categoria. Uma das principais metas da Diretoria do CFF é trabalhar pela união dos CRFs e de todas as entidades farmacêuticas nacionais, com o objetivo de fortalecer a categoria, pois estou certo de muitos obstáculos e, claro, muitas conquistas, disse Walter da Silva Jorge João, Presidente do CFF. 20 de Janeiro – Alguns historiadores explicam que data foi escolhida em razão da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (A.B.F), no Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 1916. A Presidência da República publicou no Diário Oficial da União (DOU), no dia 26 de novembro de 2010, a Lei 12.338, que institui o dia 20 de janeiro como o Dia Nacional do Farmacêutico, resultado de um Projeto de Lei apresentado, em 2008, pelas Deputadas Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM, hoje, Senadora) e Alice Portugal (PCdoB-BA). Jayme Torres - Durante o evento, também, será realizada a entrega do Prêmio Jayme Torres, criado para incentivar a produção intelectual entre farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia, sob a forma de artigos científicos. Em 2011, o tema do Prêmio foi a Farmácia Clínica. As vencedoras são as farmacêuticas: Carolina Soares Pimentel (CRF/RJ nº 13.770) – Autora principal do artigo "Atuação do Farmacêutico Clínico no cuidado de pacientes hematológicos em um hospital público de alta complexidade no município do Rio de Janeiro, classificado em 1º Lugar; e Marcela Bechara Carneiro (CRF/SP nº 26944) – Autora principal do artigo "Da teoria à prática:Experiência de implantação das atividades de Farmácia Clínica em Hospital Oncológico, classificado em 2º Lugar. A Comissão Avaliadora não destacou nenhum trabalho que se enquadrasse plenamente no tema proposto, não havendo, portanto, trabalho vencedor. HOMENAGEADOS COM A COMENDA DO MéRITO FARMACÊUTICO - 2012 - Dr. Adonias Corrêa da Costa Filósofo e Farmacêutico-bioquímico (Mato Grosso) - Dr. Antonio Carlos Valadares Senador da República pelo Estado de Sergipe Advogado e Químico (Sergipe) - Profª. Dra. Elba Lúcia Cavalcanti de Amorim Engenheira-química e Farmacêutica (Pernambuco) - Prof. Dr. Emerson Silva Lima Farmacêutico-bioquímico (Amazonas) - Dra. Emilia Oiye Promotora de Justiça - Ministério Público - (Rondônia) - Prof. Dr. Fernando de Sá Del Fiol Reitor da Universidade de Sorocaba Farmacêutico-bioquímico (São Paulo) - Profª. Dra. Flavia Valladão Thiesen Farmacêutica-bioquímica e Farmacêutica Industrial (Rio Grande do Sul) - Dr. Francisco Nogueira Lima Farmacêutico-bioquímico (Tocantins) - Dr. Haroldo Alves Campos Engenheiro de Sistema e Administrador de Empresas (Roraima) - Profª. Dra. Ivonete Batista de Araújo Farmacêutica-bioquímica (Rio Grande do Norte) - Dr. José Augusto Alves Dupim Farmacêutico (Minas Gerais) - Dr. José Ricardo da Silva Farmacêutico-bioquímico (Paraíba) - Profª. Dra. Kristiana Cerqueira Mousinho Farmacêutica (Alagoas) - Dr. Levy Gomes Ferreira Farmacêutico-químico (Rio de Janeiro) - Dra. Lucélia Borges de Abreu Ferreira Secretária Municipal de Saúde de Iporá Farmacêutica (Goiás) - Dr. Luiz Armando Erthal Farmacêutico (Paraná) - Dr. Luiz Carlos Caetano Prefeito da Cidade de Camaçari Farmacêutico-bioquímico (Bahia) - Profª. Maria do Socorro Cordeiro Ferreira Farmacêutica-bioquímica (Piauí) - Dra. Marisanta Freire Lopes Farmacêutica (Acre) - Dr. Paulo Jessé Silva Gonçalves Farmacêutico-bioquímico (Maranhão) - Dr. Pirajaguara Pereira Ferraro Farmacêutico-bioquímico (Pará) - Dr. Rafael de Aguiar Barbosa Secretário de Saúde do Distrito Federal Médico (Distrito Federal) - Dr. Raimundo Aires da Costa Farmacêutico (Amapá) - Dra. Raquel Ribeiro Bittencourt Farmacêutica-bioquímica (Santa Catarina) - Dr. Ricardo Carvalho de Azevedo e Sá Farmacêutico (Ceará) - Dr. Ronaldo Abrão Farmacêutico-bioquímico (Mato Grosso do Sul) - Dr. Ulan Bastos Farmacêutico-bioquímico (Espírito Santo)