Ação mostra para a sociedade importância do profissional farmacêutico

Durante a ação foi lançada a campanha

O CRF/MS realizou nesse sábado, 24, uma "Ação Saúde" no canteiro central da Avenida Afonso Pena, com a rua 14 de julho. Farmacêuticos e acadêmicos participaram da ação que levou diversos serviços à população.

A atividade foi realizada como uma forma de comemorar o Dia Municipal, Estadual e Internacional do Farmacêutico, celebrado em 25 de setembro.

Durante a ação foram oferecidos procedimentos como aferição de pressão, teste de glicemia, consultório farmacêutico e foi feito o recolhimento de medicamentos vencidos.

"Nossa ação teve como objetivo aproximar os farmacêuticos da população, mostrando os serviços que podem ser oferecidos por esses profissionais e valorizando a nossa área de atuação", destaca a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.

Durante a ação foi lançada a campanha "Farmacêuticos em Ação – todos contra o Aedes aegypti". O lançamento aconteceu simultaneamente em todo o País e ainda na Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A iniciativa é do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), com apoio da Fundação Internacional Farmacêutica (FIP).

Foram distribuídos para a população folders educativos sobre os cuidados e sintomas da zika, dengue e chikungunya. Os farmacêuticos e estabelecimentos também receberão materiais para ajudar na campanha.

O objetivo da iniciativa é transformar cada farmacêutico em um agente de combate ao mosquito e cada farmácia em um posto avançado contra o mosquito Aedes aegypti.

"Essa ação do CRF/MS é muito importante. Temos que começar a conscientizar a população agora antes que seja tarde. Corremos um grande risco de termos uma epidemia de dengue, chikungunya e zika", alerta o coordenador estadual de controle de vetores, Mauro Lúcio Rosário, que foi parceiro no lançamento da campanha.

No Brasil, a campanha é desenvolvida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), os conselhos regionais e as entidades parceiras – Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh).