Acordos de cooperação fortalecem vigilância sanitária no Mercosul
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá firmar acordos de cooperação técnica com Paraguai, Uruguai , Argentina e Mercosul para fortalecer a capacidade regulatória dos estados partes do mercado comum. Para isso, recebeu, esta semana, autorização da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, que irá financiar parte das ações.
Os acordos envolvendo Paraguai e Uruguai tratam de temas como medicamentos, alimentos, combate à falsificação, controle em fronteiras, regulação econômica, avaliação de novas tecnologias, produtos para saúde, serviços de saúde, sangue e hemoderivados, capacitação técnica e organização institucional com a Agência. Já com a Argentina, a ideia é avançar na troca de experiências sobre a farmacopeia, código farmacêutico oficial dos países.
No âmbito do Mercosul, o acordo irá tratar da biodispobilidade e bioequivalência, no contexto da harmonização regional de registro de medicamentos. Também está prevista uma atividade isolada para trabalhar a importância das Boas Práticas do ciclo produtivo de sangue e hemoderivados no mercado comum. Com essas ações, a Anvisa pretende contribuir para o fortalecimento das autoridades sanitárias dos países e estimular a industrialização da região.