Alerta do CRF/MS ao descarte irregular de medicamentos

O CRF/MS recebeu informação, por meio da imprensa, de que dezenas de medicamentos teriam sido descartados às margens do córrego Lageado, na região sul de Campo Grande. São medicamentos utilizados para vários tipos de doenças, entre eles estão: Nitazoxanida, Alprozalam, Clobazam, Nitazoxanida, Hemitartarato de Zolpidem e Sulfato de Morfina.

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul alerta a população que este tipo de descarte irregular de medicamentos afeta tanto o meio ambiente quanto a população. “Esses medicamentos sendo descartados desta forma contaminam o lençol freático e contamina a água. Para se ter uma ideia, um quilo de medicamento contamina 400 mil litros de água. Outro risco também é alguém fazer a utilização destes medicamentos sem a orientação de um profissional, o que pode causar uma intoxicação. É um problema muito grave”, destaca o presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato.

O CRF/MS tem feito constantemente ações sociais e educativas para informar a população sobre a gravidade do descarte irregulares de medicamentos, e nessas ações tem recolhido os medicamentos vencidos e não mais utilizados pela população a fim de fazer o descarte correto, com a parceria das empresas Oxinal e Bioaccess, que fazem a destinação adequada.

Em Mato Grosso do Sul existe a Lei Estadual Nº 5180 DE 12/04/2018 que torna compulsória a coleta de medicamentos vencidos em todas as farmácias e drogarias. A lei obriga as farmácias e drogarias manterem recipientes para coleta ou descarte de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos deteriorados ou com prazo de validade expirado, a disposição dos clientes.

O CRF/MS também é um ponto fixo para descarte de medicamento vencido ou que a pessoa não usa mais. Basta levar o medicamento de segunda a sexta-feira na sede do Conselho, durante atendimento ao público externo do meio dia às seis da tarde. O Conselho fica na rua Rodolfo José Pinho, número 66, bairro São Bento.