Alerta pela Vida: CRF/MS mobiliza instituições para prevenção em massa contra Covid-19, dengue e gripe

Salvar vidas, promover a união, valorização e garantir respeito e reconhecimento no ambiente de trabalho. Assim está sendo o início dos trabalhos deste ano no Conselho Regional de Farmácias de Mato Grosso do Sul (CRF/MS). Em atenção as preocupações com o aumento de casos de Covid-19 em todo o Estado, afetando a população inclusive os profissionais de saúde, o CRF/MS realizou na última semana uma reunião com conselhos e entidades de classe para apresentar a campanha "Alerta pela Vida", com o objetivo de unir esforços para mobilizar a população sobre as regras de prevenção ao coronavírus, dengue e gripe (Influenza A e B e H3N2). "Sempre que a sociedade precisou os farmacêuticos estavam prontos para fazer a diferença e desta vez não será diferente. Temos que sensibilizar todos para que estejam vigilantes quanto às atitudes básicas de prevenção a Covid-19, que tanto tem prejudicado as famílias. As unidades de saúde, sejam públicas ou privadas, já não suportam tanta demanda quando os casos de Covid-19 se misturam com dengue e gripe e nós podemos contribuir para que esse colapso não ocorra", destaca o presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato. Todo o material da campanha Alerta pela Vida será disponibilizado gratuitamente a todos os interessados, oferecendo condições para empresas, órgãos públicos e profissionais, onde todos podem usar as mídias existentes hoje em dia para propagar a mensagem de que devemos continuar com as regras de biossegurança. Entre os presentes na reunião, estavam a conselheira federal de farmácia, Márcia Saldanha, diretora do CRF/MS, Maria Tereza, conselheira regional de farmácia, Daniely Proença, membros de GTTs, entre outras lideranças que acompanharam a apresentação pelas redes sociais do conselho. Na reunião, os assessores do CRF/MS apresentaram a ideia da campanha, modelos de materiais de divulgação e ainda como os conselhos de classe podem provocar seus profissionais, para que sejam formadores de opinião diante da grande massa da sociedade. "Estamos preocupados com a saúde de todos. Cada profissional no seu ambiente de trabalho e no lar, pode fazer a diferença cobrando e instruindo sobre as regras básicas, como uso de máscara, higienização das mãos e recipientes de trabalho, evitar aglomerações, não fazer a automedicação, estar atento aos sintomas dos casos de Covid-19, gripe e dengue, e ainda manter o quintal de casa e do trabalho limpos, para não acumular água e proliferar o mosquito. São pequenas atitudes que salvam vidas", destaca Shinzato. Os materiais de divulgação da campanha Alerta pela Vida são compostos por conteúdos genéricos e personalizados, com mensagens de Covid-19, dengue e gripe, todos com frases de impacto. O CRF/MS também está preocupado com os profissionais farmacêuticos no ambiente de trabalho. "Estamos mobilizando a equipe técnica do conselho para fazer uma pesquisa com os colegas profissionais nos 79 municípios do Estado. Queremos saber como está o expediente, se estão bem, se estão afastados por algum motivo de saúde, entre outros e, principalmente, no que o conselho pode ajudar no município para que tenham mais condições de atuar com segurança e sendo respeitados no ambiente de trabalho", explica Flávio Shinzato, que vai conversar com todos os diretores e conselheiros para unir esforços nessa agenda de acolhimento. Shinzato finaliza dizendo que não se trata de uma atuação individual, mas de unir esforços entre as lideranças do conselho regional, federal, e demais entidades do setor, para juntos "atender os profissionais farmacêuticos, pois todos precisam estar bem para que a população tenha atendimento de qualidade como sempre oferecemos diariamente nos estabelecimentos de saúde", explica o presidente do CRF/MS. As entidades que aderirem a campanha podem seguir as publicações das peças de divulgação, bem como empresas do setor. Sempre que publicarem o material, o CRF/MS pede que todos marquem o conselho nas redes sociais e enviem comunicação dizendo que estão aderindo e como está sendo a aceitação, pois assim o CRF consegue mapear os resultados e implantar novas melhorias de comunicação. Participaram da reunião na sexta-feira (7/1), representantes da Secretaria de Saúde de Campo Grande, Famasul/Senar, Associação Comercial, Secretaria Municipal de Governo de Campo Grande, Conselho Federal de Farmácia, Conselho Regional de Contabilidade de MS, Conselho Regional de Administração de MS, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS, entre outras. Informações: (67) 99844-9371 ou eventos@crfms.org.br. A Assessoria Institucional do CRF/MS também acompanha os trabalhos de perto e disponibiliza o contato: assessor@crfms.org.br. ACESSO AOS MATERIAIS (BAIXE OS ARQUIVOS) Clique nas imagens abaixo e tenha acesso ao download dos materiais de divulgação da campanha Alerta pela Vida. Insira a logomarca da sua instituição, estabelecimento de saúde ou seu nome de profissional. (Obs.: Ao publicar, marque o CRF/MS nas redes sociais e informe via WhatsApp para mapear a sua participação e contar os indicadores).