Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Anvisa anuncia selo e notas para alimentação na Copa

A categorização é um projeto que vai permitir ao consumidor conhecer as notas dos serviços de alimentação

A Anvisa anunciou as notas do primeiro ciclo da Categorização dos Estabelecimentos de Alimentação e os selos que serão afixados nos bares, restaurantes e lanchonetes participantes. A categorização é um projeto que vai permitir ao consumidor conhecer as notas dos serviços de alimentação, dando ao estabelecimento a possibilidade de entender o impacto de suas falhas, além de fornecer critérios objetivos para avaliação do risco e padronizar os procedimentos das Vigilâncias Sanitárias.

O projeto piloto é voltado para a Copa do Mundo 2014 e busca informar tantos os moradores das cidades como os turistas. Ao todo são 2.172 estabelecimentos em 24 cidades e 11 aeroportos que aderiram ao projeto. Campo Grande não participa por enquanto, mas o projetoserá avaliado nos segundo semestre de 2014 para que possa ser ampliado para todo o país.

O primeiro ciclo vai orientar as correções que os estabelecimentos devem adotar e posteriormente, os selos começarão a ser fixados nos estabelecimentos. A expectativa é que os selos identificando as notas dos estabelecimentos comecem a ser fixados a partir desta data.

Segundo o diretor de Gestão Institucional da Anvisa, Ivo Bucarescky, um estabelecimento mais luxuoso ou mais caro nem sempre significa uma situação sanitária melhor. "Para o cidadão é uma questão de transparência pode conhecer a situação de cada local”, afirma Bucarescky.

Este tipo de classificação tem se disseminado em todo o mundo por melhorar o perfil sanitário dos estabelecimentos com a conscientização do cidadão e dos serviços de alimentação que passam a conhecer com mais clareza suas principais falhas e o impacto delas. São exemplos de experiências bem sucedidas os sistemas adotados nas cidades como Los Angeles, Nova Iorque e Londres, bem como em países como Dinamarca e Nova Zelândia.