Anvisa suspende distribuição e uso de suplemento alimentar

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu nesta semana a distribuição, divulgação, comércio e uso do suplemento alimentar Oxielite Pro, em todo país.

Além da suspensão, a Agência alertou para o consumo de suplementos alimentares como Jack3D e Lipo-6 Black, que podem causar graves danos à saúde.

O Oxielite Pro, fabricado por empresa desconhecida, possui a substância dimethylamylamine (DMAA) na composição. Estimulante usado, principalmente, no auxílio ao emagrecimento, aumento do rendimento atlético e como droga de abuso, a substância, que tem efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central, pode causar dependência, além de insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas, e pode levar a morte.

No Brasil, o comércio de suplementos alimentares com DMAA é proibido. No último dia 3, a Anvisa incluiu o DMAA na lista de substâncias proscritas no país, fato que impede a importação dos suplementos que contenham a substância, mesmo que por pessoa física e para consumo pessoal.

De acordo com o alerta da Agência, alguns desses suplementos contêm ingredientes que não são seguros para o consumo como alimentos ou contêm substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico.

Ainda de acordo com a Agência, os produtos são fabricados a partir de ingredientes que não passaram por avaliação de segurança.

A Anvisa enumera dicas para identificar suplementos que não estão regularizados no Brasil:

- Promessa milagrosas de ação rápida, como “Perca 5 kg em 1 semana”;

- Indicações de propriedades ou benefícios cosméticos, como redução de rugas, de celulite, melhora da pele etc;

- Indicações terapêuticas ou medicamentosas, como cura de doenças, tratamento de diabetes, artrites, emagrecimento, etc;

- Uso de imagens e ou expressões que façam referência a hormônios e outras substâncias farmacológicas;

- Produtos rotulados exclusivamente em língua estrangeira;

- Uso de fotos de pessoas hiper-musculosas ou que façam alusão à perda de peso;

- Uso de panfletos e folderes para divulgar as alegações do produto como estratégia para burlar a fiscalização;

- Comercializados em sites sem identificação da empresa fabricante, distribuidora, endereço, CNPJ ou serviço de atendimento ao consumidor.

A recomendação da Agência aos consumidores é de solicitar o auxílio de um nutricionista ou médico para identificação de produtos seguros e regularizados junto à Anvisa.

Os consumidores que adquiriram produtos que contém DMAA na composição devem buscar orientação junto à autoridade sanitária local sobre a destinação dos mesmos. Outras informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento da Anvisa: 0800-642-9782.