As conquistas da profissão farmacêutica foi tema de palestra para acadêmicos

No dia 02 de setembro, a Faculdade Estácio de Sá realizou a abertura oficial do segundo semestre do curso de farmácia, que contou com uma manhã de palestras aos acadêmicos. O presidente do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia), Ronaldo Abrão, foi convidado a compor a mesa de autoridades e a abordar o tema: Conquistas da profissão farmacêutica e o papel do ensino superior com qualidade na construção de bons profissionais. Antes de apresentar as questões, Ronaldo Abrão acompanhou as palavras da coordenadora do curso de farmácia, Soraya Solon, que ao elogiou a atuação do CRF/MS. Essa palestra tem o objetivo de apresentar a importância da nossa profissão, através da experiência do presidente do Conselho, defensor da farmácia consolidada através da atuação ética e a aprovação e participação do CRF neste evento, indica que estamos no caminho certo. Ronaldo Abrão apresentou temas importantes para a formação do futuro profissional farmacêutico, tais como a RDC 44, o Sistema de Monitoramento dos Serviços Farmacêuticos (SMSF), as parcerias do CRF/MS com a Anvisa, o Procon e a Decon, além da importância do profissional presente nos estabelecimentos farmacêuticos. O farmacêutico precisa se valorizar, precisa atuar realmente na farmácia, dele depende o fim da prática da ‘empurroterapia’ e da falta de respeito ao profissional. Só o farmacêutico está habilitado a fazer serviços como a substituição de medicamentos prescritos pelo médico por genéricos, fracionar medicamentos, aferir pressão ou fazer glicemia por punção capilar. À partir do momento que o profissional mostrar seu valor, os proprietários reconhecerão e darão o valor merecido ao farmacêutico, explica Abrão. O presidente do CRF/MS apresentou ainda as evoluções do mercado para este profissional e respondeu aos questionamentos dos alunos, como a atuação de técnicos atuando como farmacêuticos. Vocês irão encontrar um mercado muito melhor, em plena evolução, basta atuar com ética para ser valorizado. Ao final da palestra, Ronaldo Abrão foi homenageado pela representante dos alunos Krissiê Fernandes, que ofereceu como agradecimento, um sabonete feito por ela na farmácia escola da faculdade. Compuseram a mesa de autoridades e participaram das palestras: Herivelton Ferreira, diretor comercial da Farma & Farma, Sidney Miyashiro gerente – proprietário da Farma & Farma, a coordenadora do curso de farmácia, Soraya Solon e a diretora da faculdade, professora Juliana Vale.