Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Assistência farmacêutica será aprimorada para distribuição de medicamentos, diz Ministério da Saúde

Serviços farmacêuticos serão qualificados para aprimorar distribuição de medicamentos tornando mais eficiente o acesso da população

O Ministério da Saúde lançou o Qualifcar – SUS (Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica) para qualificar a gestão dos serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde e aprimorar a distribuição de medicamentos, principalmente em localidades de maior pobreza, ampliando e tornando mais eficiente o acesso da população a esses produtos.

A ação foi pactuada durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite do SUS, que reúne representantes do ministério e das secretarias de saúde estaduais e municipais. O programa vai ser executado por meio de quatro eixos: cuidado, educação, estrutura e informação e vai incluir ações de estruturação física dos serviços de assistência farmacêutica, de capacitação e de aprimoramento dos processos e práticas de trabalho adotados pelas gestões locais.

Segundo o Ministério da Saúde, municípios que integram o Brasil Sem Miséria, programa do governo de combate à pobreza, serão priorizados.

Inicialmente, em 2012, serão executadas ações de estruturação em 20% dos municípios do programa Brasil Sem Miséria com até 100 mil habitantes. Serão contemplados 453municípios – 377 com até 25 mil habitantes, 56 com 25 a 50 mil habitantes e 20com 50 a 100 mil habitantes.

Os municípios que aderirem e forem habilitados e selecionados para participar do programa vão receber recursos destinados à aquisição de equipamentos e ao custeio dos serviços. Também serão capacitados profissionais por meio do curso à distância do sistema HÓRUS. Para o ano de 2012, o Ministério da Saúde prevê o investimento de R$ 17 milhões no programa.

Eficiência na distribuição – Entre os benefícios que o Qualifar-SUS traz, está o estímulo à implantação, nos municípios participantes, do sistema HÓRUS, software desenvolvido pelo próprio Ministério da Saúde usado na gestão do fluxo de medicamentos e insumos e que permite o controle de estoque, o conhecimento do perfil de consumo, o acompanhamento do uso dos medicamentos, entre outras vantagens. Até o momento, 1.349 secretarias municipais e 19 secretarias estaduais já aderiam ao HÓRUS.