Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Atuação do CRF-MS ajuda na criação de novo curso de Farmácia no interior

Ampliar a formação para fomentar ainda mais o setor farmacêutico e melhorar a rede de atendimento a população. Assim está sendo uma das frentes de trabalho do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS) que nos últimos vem se dedicando a reunir lideranças políticas e empresariais para a criação de um novo curso de Farmácia no interior.

Nas últimas tratativas, o CRF-MS realizou contato com deputados federais e senador, bem como agenda na gestão municipal e oficializou a solicitação de criação do curso de Farmácia para atender a região de Jardim, tendo em vista o desenvolvimento provocado pela Rota Bioceânica e a necessidade de mais profissionais farmacêuticos para atender os estabelecimentos de saúde. A principal iniciativa é a criação do curso na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) campus de Jardim.

“É uma agenda e trabalho que o CRF tem se dedicado por acreditar que precisamos ampliar o número de vagas na formação de novos farmacêuticos e a criação do curso na cidade de Jardim é bem vista pelo setor. Por isso formalizamos a Universidade Estadual a solicitação de um estudo e a criação deste curso”, explica o diretor Secretário Claudemyr Soares.

A cidade de Jardim foi escolhida pelo ritmo de desenvolvimento, mas outras cidades também ganharam destaque no debate. “Claro que se criar o curso em Jardim fica bastante estratégico mas entendemos o momento de gestão da universidade e do próprio Governo do Estado e o fato de criar este curso  no interior já é um avanço para a nossa profissão”, destacou Claudemyr Soares.

Em agendas estratégicas, representantes do CRF-MS já se reuniram com os gestores da Prefeitura de Jardim, Secretaria de Administração e com membros do legislativo. Na última semana, a deputada estadual Mara Caseiro apresentou solicitação ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, e ao reitor da UEMS a realização de um estudo técnico para avaliar a viabilidade da implantação dos cursos de graduação em Farmácia e Enfermagem na unidade da UEMS justamente na cidade de Jardim.

“O acesso à formação superior pública e de qualidade gera impactos diretos na vida das pessoas, movimenta a economia, cria empregos e melhora o atendimento na rede pública e privada de saúde. É um investimento no futuro do nosso povo e na regionalização da saúde”, enfatiza a deputada Mara Caseiro.

Para a presidente do CRF-MS, Daniely Proença, "formar novos farmacêuticos vai atender os empreendedores do setor que atuam em cidades do interior e encontram dificuldade para completar a equipe e oferecer assistência farmacêutica plena. É um debate que realmente precisa avançar e nós vamos continuar nesta luta acompanhando os trabalhos e sempre nos colocando a disposição para ajudar, pois agora será uma demanda gestão da universidade”.

Objetivo é a criação do curso de farmácia no interior- Conforme já publicado no Diário Oficial do Estado, a UEMS já está com um estudo de viabilidade para a criação do curso de Farmácia na cidade de Dourados e isso também é um avanço para o setor farmacêutico naquela região que tanto necessita de profissionais qualificados.

Outro ponto que merece destaque. “Faltam farmacêuticos na região sudoeste do Estado, que vem discutindo o desenvolvimento econômico por meio da Rota Bioceânica. Esse cenário evidencia a importância da implantação do curso de Farmácia na região, como na cidade de Jardim. Podemos fomentar a formação de novos profissionais em Jardim, nem que seja no formato de turma única”, explica o diretor do CRF-MS.

O Conselho apoia a causa e se coloca a disposição do Estado, da UEMS e outras iniciativas para que juntos possamos contribuir com os trabalhos, buscando ampliar o desenvolvimento da saúde regional.

No ano passado, o diretor Secretário do CRF-MS, Claudemyr Soares, viabilizou uma carta de apoio dos gestores municipais e líderes empresariais para declarar apoio à criação do curso de Farmácia, em Jardim. O documento ajudou na mobilização e agora novos despachos da solicitação devem acontecer em breve. Atualmente o Estado tem mais de dois mil estabelecimentos de saúde e já superou a marca de 4.200 profissionais, mas os números precisam ser ainda maiores para atender toda a demanda do mercado de trabalho.

Interessados em contribuir com os trabalhos podem entrar em contato pelo fone (67) 99844-9371.