Atuação do farmacêutico foi tema de palestra a alunos do Ensino Médio

Ao final do Ensino Médio, muitos alunos ainda têm dúvidas sobre qual carreira seguir, qual curso escolher diante da chegada do vestibular. Portanto, esclarecimentos sobre as profissões e a atuação de cada profissional colaboram para esse importante momento de escolha do estudante. Visando orientar os futuros vestibulandos, o Programa de Orientação Vocacional da Escola Mace realizou no dia 14 de maio, a Mesa-Redonda com o tema As Profissões, que neste dia abordou a atuação dos profissionais das áreas Agrárias, Biológicas e da Saúde. Entre as carreiras abordadas estavam a Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Odontologia, Fisioterapia, nutrição e Farmácia. Representando os profissionais do setor, o presidente do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia) Ronaldo Abrão, esclareceu aos estudantes os segmentos e possíveis áreas de atuação do farmacêutico. Os campos de atuação são muitos, como a farmácia em si, o laboratório de análises clínicas e as indústrias de alimentos e de medicamentos. As oportunidades de atuação são variadas, mas o profissional precisa se atualizar sempre, continuar estudando e atento às novidades do setor, explica. Abrão destacou ainda que o farmacêutico é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como profissional sete estrelas, atuando como prestador de serviço em equipes de saúde; como líder; como educador; gerente; comunicador e ainda precisa estar atualizado permanentemente e ser capaz de tomar decisões. Apesar de serem palestras rápidas, é muito importante para que o aluno tenha contato com profissionais da área que está interessado e que possa tirar suas dúvidas e assim ao escolher sua futura profissão, fazê-lo com um pouco mais de esclarecimentos, finaliza.