Aumento do número de diabéticos preocupa Ministério
O Ministério da Saúde vai lançar um plano de combate a doenças crônicas: diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. O ponto fundamental, além do acesso aos tratamentos e aos medicamentos, é o incentivo à mudança de hábitos.
Segundo informações do Correio da Bahia, as causas do problema são consequências da vida moderna e não param de aumentar. O sedentarismo e a má alimentação já fazem com que cerca de 48% dos adultos sejam considerados acima do peso. O número é mais alarmante entre as crianças: mais de 30% das que têm entre cinco e nove anos estão nessa faixa.
O Ministério estima que os casos vão aumentar nos próximos anos, começando cada vez mais cedo. A doença é mais comum entre as mulheres; a incidência entre elas é 30% maior do que entre os homens.
Preocupado com os números e já se antecipando as ações do Ministério, o Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul, realizou no último mês de maio uma Oficina de Aprimoramento no atendimento aos diabéticos.
De acordo com o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, a situação requer profissionais atualizados com os números, as causas, a prevenção e o tratamento da doença.
Atender e orientar adequadamente os portadores de diabetes é fundamental. Por isso, o CRF/MS está investindo na qualificação dos serviços prestados pelos farmacêuticos a este público, e já estamos trabalhando na realização de outras palestras, ressaltou Abrão.