Blitz, curso e palestra marcam início da Semana do Farmacêutico
Confira a programação para a Semana
A programação teve início nessa segunda-feira, 21, com a palestra sobre “Perfil de Assistência Farmacêutica”, que foi ministrada pelo vice-presidente do CRF/MS, Osnei Okumoto.
O Perfil de Assistência Farmacêutica foi implantado pelo CRF/MS em junho de 2014. Até então, se a fiscalização do Conselho chegasse a um estabelecimento e o responsável técnico não estivesse presente, a empresa era autuada e o profissional notificado.
Com o novo modelo é feita uma média de presença. Agora, os autos e notificações somente são lavrados pelos fiscais do CRF/MS se o Perfil do farmacêutico cair para menos de 70% de presença. Por exemplo, se a fiscalização realizou quatro visitas e o farmacêutico estava ausente em duas ocasiões, a média do Perfil é de 50%.
Nós entendemos que às vezes, por uma emergência ou imprevistos, ocorrem necessidades em que o profissional precisa sair do estabelecimento. Antes, se a fiscalização chegasse e o farmacêutico não estivesse no local ocorria a notificação. Agora é feito esse controle, que acreditamos ser uma forma mais eficiente e justa”, declara o vice-presidente do CRF/MS, Osnei Okumoto.
Nesta terça-feira, 22, duas atividades marcaram as comemorações: O início do Curso de Injetáveis oferecido pela empresa BD, que teve o primeiro módulo (parte teórica) ministrado nesta manhã em Campo Grande. Na parte da noite a capacitação segue para Aquidauana e nesta quarta-feira, 23, será a parte prática do curso nos dois municípios. O curso é ministrado pela representante da BD, Ágatha Chamone Prodel.
Ainda nesta terça-feira foi o dia D da campanha de recolhimento de medicamentos vencidos em parceria com a Rádio Blink 102 FM. Desde segunda-feira, 21, até a próxima sexta-feira, 25, a população também poderá depositar os medicamentos vencidos na Rádio Blink 102, localizada na rua Bahia com a Av.Afonso Pena. Em uma parceria com a rádio, a campanha será realizada durante toda esta semana. Todo o material recolhido será encaminhado para a empresa que está apoiando a ação Bio Access, que fará a incineração.
Neste dia D da Campanha, membros da diretoria e acadêmicos fizeram a distribuição de folders informativos, que mostram cuidados que devem ser adotados com os medicamentos, além de orientações à população. Durante as abordagens, acadêmicos e profissionais ainda falaram um pouco sobre a atuação do farmacêutico e como eles podem ajudar a população.
Valdineia dos Santos Machado estava passando pela avenida e foi surpreendida pela campanha. “Acho muito importante, pois o descarte errado é muito perigoso. Em alguns casos o medicamento acaba indo parar no Lixão, onde muitas famílias e crianças trabalham, o que é um perigo. Então o que o Conselho está fazendo é muito importante para a sociedade”, ressalta.
Com spots na rádio Blink 102 e após a entrevista concedida pelo presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, ao programa Café com Blink, muitas pessoas compareceram para fazer o descarte de medicamentos. Gilson Amorin foi uma delas. Chegou com uma sacola plástica cheia.
“A minha patroa tinha um monte de medicamentos vencidos em caso. Ouviu a rádio hoje e pediu para eu trazer. É muito legal, pois sabem que terá a destinação correta”, conta o motorista.
“O descarte de medicamentos é coisa séria. Tem muita gente que joga no lixo doméstico ou na privada. Isso contamina o solo e a água, o que depois acaba afetando a população, gerando riscos à saúde. Nós queremos contribuir para que toda sociedade tenha mais qualidade de vida”, declara o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.
Durante a ação do dia 25 no shopping Norte Sul estará disponível uma “bombona” para o descarte de medicamentos. Mas, o principal ponto é a sede do CRF/MS, localizada na Av. Rodolfo José Pinho, 66, onde uma “bombona” estará permanentemente no local para o descarte correto dos medicamentos, por meio da parceria com a Bio Access.