Campanha contra violência doméstica continua e farmácias de MS ainda podem aderir

Desde junho, farmácias e drogarias estão aderindo a Campanha “Sinal Vermelho”, promovida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e Associação dos Magistrados Brasileiros, contra a violência doméstica. A campanha, que conta com o apoio do CRF/MS e do CFF, continua pelos estados brasileiros e farmácias que ainda não aderiram como canal de denúncia, podem participar.

Como funciona a campanha Sinal Vermelho: Farmácias e drogarias de Mato Grosso do Sul podem se transformar em um canal silencioso de @2023MCdenúncia@2023MC à vítima de violência doméstica. Muitas mulheres não têm como denunciar a violência sofrida dentro de casa. A ideia é que ao conseguir sair, se dirijam à uma farmácia ou drogaria (previamente cadastrada à campanha) e mostrem a mão com uma marca de “x” ao atendente, balconista ou farmacêutico, que na sequência acionará a polícia. Vale ressaltar que os trabalhadores do estabelecimento de saúde, não serão conduzidos à delegacia e nem, necessariamente, chamados a testemunhar. Atuarão simplesmente como comunicante.

O objetivo da campanha é ampliar os canais de denúncia para atender a mulher vítima de violência doméstica.

Dados do CNJ de setembro indicam que a campanha Sinal Vermelho já ajudou 43 mulheres em situação de perigo, desde junho, quando foi lançada. O número de atendimentos pode ter sido muito superior aos destacados no relatório, uma vez que, na maioria dos estados, não há filtro de atendimentos da campanha. Mais de 11 mil farmácias e drogarias de todo o país firmaram parceria com o CNJ para ajudar a socorrer pessoas nessas situações.

O CRF/MS recomenda que todas as farmácias e drogarias, tanto da rede pública como privada, participem e promovam este ato de responsabilidade social. Durante a pandemia de Coronavírus, os casos de violência doméstica aumentaram consideravelmente, e esta campanha é uma forma de tentar barrar esse índice negativo.

CONFIRA O MATERIAL GRÁFICO DA CAMPANHA E MAIS INFORMAÇÕES:

- Cartaz A4: Faça o download

- Cartilha Sinal Vermelho: Faça o download