“Carta de Bonito” encerra Encontro CRF/MS com 13 proposições ao Conselho Federal de Farmácia

Os três dias de trabalhos produtivos e discussões em cima dos processos administrativos e questões políticas relacionadas à profissão resultaram na "Carta de Bonito", documento no qual os participantes do "Encontro CRF/MS com os Conselhos Regionais de Farmácia das Regiões Sul e Sudeste do Brasil" defendem 13 proposições a serem encaminhadas ao Conselho Federal de Farmácia.

O Encontro reuniu representantes dos CRF@2023MCs de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e foi sediado pelo CRF/MS, entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro, em Bonito. O objetivo foi de promover a troca de experiências e integração entre os regionais.

“Fizemos um estudo de cada caso aqui e foi uma reunião extremamente eficaz”, afirmou o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão. O encontro realizado em Bonito foi sugerido em agosto deste ano, durante o Encontro dos Conselhos Regionais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, promovido pelo CRF/RS, em Gramado.

“A reunião que participamos em Gramado teve uma novidade interessante e eu gostaria de propor que é a presença dos administradores. Ter junto nos próximos eventos, além da diretoria, fiscalização e jurídico, os administradores, é extremamente eficaz esses novos procedimentos tomados em conjunto e a visão única de como deve ser”, frisa Abrão.

A "Carta de Bonito" será encaminhada ao Conselho Federal pelo CRF/MS, com assinatura de todos os representantes dos conselhos. A secretária geral do CRF/PR, Marisol Muro, descreve que, na carta, foram colocadas proposições que são preocupação de todos os Estados. "Não adianta discutir isoladamente se o CFF não apoiar. Nós iremos agora encaminhar ao CFF e a partir daí cobrar que as proposições se transformem uma proposição nacional aí sim podemos referendar de forma legal", explica.

Marisol também acrescentou que o encontro discutiu questões políticas e administrativas. "Evoluímos mais em cada encontro com objetivo e crescimento que não podem parar", completa.

Ainda na assinatura da carta, os representantes destacaram o encontro como produtivo e que serviu de estímulo para a manutenção da cooperação entre os Regionais.

"O Encontro foi produtivo pela troca de experiência entre os CRF@2023MCs com objetivo de valorizar a profissão farmacêutica e unir esforços para resolver os problemas comuns a todos os CRF@2023MCs", destacou a presidente do CRF/SC, Hortência Salett Tierling. Ainda conforme Hortência, a Carta pontua as ações que serão feitas em conjunto. "Vai agilizar a resolutividade dos problemas que são comuns a todos os regionais", completa.

Para o tesoureiro do CRF/ES, Rodrigo Alves do Carmo, o encontro trouxe a oportunidade de alinhar assuntos e discutir novas ideias. "Toda forma de integração é válida. A gente não pode trabalhar de forma diferente. A padronização de trabalho fortalece o CRF e também a profissão", resumiu.